quarta-feira, 23 de junho de 2010

Acreditar para mudar.


Há tempos contei sobre um projeto Internacional que desenvolvi com a intenção de conquistar verbas para que pudessemos combater a triste marca de mortalidade infantil de Peruíbe. Pois bem, passado quase 3 anos de trabalho, conseguimos alterar estes números, assim, de 24,7 mortalidades para cada 1000 nascidos passamos para 11, 9. A projeção indica que Peruíbe alcançara a taxa de 8,3 para cada 1000 nascidos.
Acreditar e trabalhar para mudanças é algo que realmente sempre acreditei ! Foram mais de 80 mil doláres que foram conquistados por projetos em parcerias com Rotary Internacional e outros países que possibilitaram a compra de inúmeros equipamentos para a Saúde do municipio.
Lembro-me de ouvir até cinco vezes a resposta "não" na busca de empareceiramentos ! mas é íncrivel ouvir o primeiro "sim" e ajudar a salvar tantas vidas !! O segredo de conseguirmos realizar algo tão importante esta focado apenas no quanto acreditamos; sem demagogia, mas para se ter um bom exemplo, quando falo para vendedores, apresento uma marca: As vendas acontecem em 80% das vezes após a 5a objeção do cliente...sabe em que momento os vendedores desistem ? na primeira objeção !! é isto, Acreditar para mudar, conquistar e realizar.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Promover ?


A escolha de um funcionário para promoção deve estar relacionada principalmente ao que ele pode propociornar para o futuro da empresa e não apenas no que ele foi capaz de produzir até o momento. Os resultados são importantes, é claro, e por isso devem ser premiados, reconhecidos por prêmios, bonus e melhor salário. Não é indicador para promoção. É preciso compreender de que ele chegou lá por resultados que foram conquistados por meio de uma liderança, por equipe e de que a empresa aguarda dele agora um novo posicionamento frente a uma liderança de maior responsabilidade, talvez de maior liberdade de decisão e com uma visão aplicada para o futuro.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Empresa familiar


Em tudo na vida há as vantagens e as desvantagens ! e o mesmo acontece quando resolvemos criar uma empresa familiar. Trabalhar junto de irmãos, pais, primos não é tarefa fácil, mas é preciso identificar sua posição para que de forma organizada a empresa possa obter as vantagens de se ter uma empresa familiar. É preciso que apenas um tenha voz de comando e de gerenciamento, como sócio, como gerente e não como parente. Todos devem ter suas funções bem definidas dentro da empresa e responderem por ela melhor ainda do que um funcionário, pois assim se justifica a presença deste familiar na empresa sem a devida seleção. Decisões e conflitos devem ser resolvidos em um conselho, no qual desta forma sim, cada um estará com sua função de sócio, mas juntos nos erros e nos acertos. Não perca o foco, agarra-se as vantagens da empresa familiar e desenvolva um plano estratégico para a empresa.