sábado, 23 de abril de 2011

Boas idéias Movem o Mundo.


Dentro do processo criativo, todas as idéias têm o mesmo valor. Uma grande idéia é uma idéia comum que leva a grandes resultados. Uma grande idéia não é gerada rapidamente. O processo criativo é composto de cinco etapas:


  1. Definir o problema – É a fase mais importante. A ansiedade para iniciar ou terminar o trabalho pode forçar a solução para um problema que ainda não foi entendido.
  1. Coletar fatos - Nessa fase devem ser colhidos muitos dados relacionados ao problema que devem ser classificados em categorias.
  1. Gerar idéias - Essa etapa é o centro do processo criativo. É a fase para pensar nos dados e brincar com eles na imaginação. Dizem que as idéias nunca são criadas, apenas são encontradas.
  1. Incubar idéias – Esse é o momento de "dormir com o problema". Deve-se deixar o inconsciente trabalhar, envolvendo-se com outra coisa que não tenha nada a ver com o problema que está sendo tratado. É mágico !! é a fase que mais aprecio.
  1. Avaliar as idéias – Essa é a fase de selecionar as idéias que aparentemente podem ser implementadas. Primeiro, faça uma escolha grosseira, depois, dentre as idéias selecionadas, escolha as que possam produzir melhores resultados

Simples assim..

marcocantuaria@hotmail.com

no Twitter:

terça-feira, 19 de abril de 2011

Faça seu currículo valer a pena !


Estes dias estive orientando um amigo na preparação do currículo profissional. Passar para o papel aquilo que você deseja que os outros conheçam de você é realmente um desafio. Quantos não frustam expectativas de trabalho, apenas por não despertarem interesse dos empregadores, devido a forma que expõe e apresenta seu currículo.

A primeira dúvida que vem é se deve ou não inserir foto. Depende, o que eu sugiro é que se for colocar foto, faça com qualidade, invista para que seja uma impressão que possibilite quem receber seu currículo de ver sua imagem como algo a somar, afinal, você é seu próprio marketing. Também há casos que a aparência é um requisito que pesa muito, como por exemplo pleitear cargo em uma loja de roupas de nível no shoping. Mas no geral não é necessário conter a foto. O importante é ser muito objetivo e claro nas informações, com veracidade e que transmita segurança ao empregador. Vejamos:

Iniciar com seus dados, cuidado, apenas seus dados pessoais.Reservar um espaço para dizer qual o seu objetivo é primordial, ou seja, que áreal pretende ingressar, quais os cargos que você almeja ?O campo Qualificações na minha opinião é um dos mais importantes e aquele no qual você pode deixar uma marca, pois se trata da oportunidade de mencionar suas principais habilidades profissionais e caracteristicas, como por exemplo ...determinado, disposição, comprometimento, responsável...mas não exagere, seja você mesmo, pois a mentira aparece logo, ninguém consegue ser o que não é por muito tempo e se isso acontecer significa que você perderá a confiabilidade e o respeito no trabalho.Finalize com o Histórico, relatando os principais cursos, projetos envolvidos, com datas e procure se destacar neste item apenas tendo o bom senso de selecionar os itens que você pensa ter mais relação com o emprego que você esta pleiteando, imagine que o entrevistador tem centenas de currículos para ler, então, deixe sua marca e quanto mais você souber da empresa que pretende fazer parte do quadro, melhor desempenho obterá na entrevista e no currículo..boa sorte.

marcocantuaria@hotmail.com

no Twitter:


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Não faça reuniões, e resultados aparecerão.










Conversando com minha filha intercâmbista alemãnzinha sobre meu desgosto por reuniões, ela me contou uma "fábula" de sua terra, disse ela à mim, e a escrevo abaixo com alguns detalhes por minha conta, que alguns ratos se reuniram em busca de uma solução para um problema, os ataques inesperados do Gato. E assim, todos em reunião, começaram os debates, idéias, as discórdias, entre alguns ratos as concordâncias, enfim, após um longo tempo sem muita liderança, as vezes até fora do foco, chegaram a uma feliz e aliviante solução::..que o objetivo será colocar no Gato, um colar, sim um colar com um Sino. Qualquer movimentação do Gato, todos os ratos daquela casa seriam avisados a tempo e poderiam se proteger. Já comemorando a solução, um deles, dos mais impacientes na reunião, se esforçou para que todos os ouvissem e indagou. Senhores, quem colocará o colar no Gato ? Um silêncio desastroso, encerrou a reunião, alías, resolveram marcar uma nova reunião para quem sabe encontrar esta solução, já que naquele dia não havia mais tempo. Esta Fábula se identifica com o que tenho pregado há tempos, que reuniões são um dos maiores problemas que o mundo corporativo "inventou" e se "viciou". Tenho convicção de que se você deseja que algo não aconteça, faça reuniões. A falta de preparo para um verdadeiro líder executivo e principalmente não ser habitual o exercício de planejar, possibilitam que as reuniões preenchem lacunas de silêncios e de produtividade dentro de uma empresa, ou seja, faz passar o tempo com a sensação de que estão produzindo.

Quero ressaltar, que há métodos eficientes de se conduzir pessoas, não só criam lideres como desenvolvem pessoas com atitudes, pessoas com o perfil executivo, lê-se, pessoas que fazem !!

Pense em gestão, não em reuniões, delegue e cobre resultados dia a dia.

marcocantuaria@hotmail.com

no Twitter:

sábado, 2 de abril de 2011

Imagens que nos fazem aprender.










Vimos nestes dias a surpreendente imagem que compara uma estrada destruída pelo terremoto no Japão e que em apenas 6 dias esta totalmente recuperada. Na verdade esta imagem comparativa nos ensina muito mais do que um país com tecnologia e dinheiro, demonstra um povo que tem orgulho por sua terra e que não aceita que outros vejam o país destruídos, sua casa.

Sabe aquela sensação de quando um bem nosso é danificado e queremos rapidamente restituir o problema para que não seja notado por outros ? transfira este desejo e sentimento para nossa terra ! o lugar onde vivemos e fazemos nossa história dia a dia.

É simplesmente Atitude o que muda de verdade as coisas, mesmo que pareçam impossíveis. E o melhor de tudo é que todos nós temos a disponibilidade de agir, de buscar união e força para mudarmos algo verdadeiramente. Quando nos orgulhamos do que construímos, do que fomos responsáveis, não medimos esforços e quando acabamos o trabalho, percebemos que não haveria o porque de esperar por assistencialismos falsos, derivados muitas vezes de políticas públicas equivocadas e que transformam uma parte da população em dependentes, incapazes de criar algo em suas vidas. E é exatamente isto que podemos aprender com estes povos, não fique lamentando, tenha atitude, ame o que tem e o que faz e veja sua vida transformar, siga os bons exemplos e descubra que você tem muito mais poder do que pode imaginar.

marcocantuaria@hotmail.com

no Twitter:


sexta-feira, 1 de abril de 2011

..a experiência com Intercâmbistas.

O aprendizado com programas de Intercâmbios de Jovens são claramente uma grande experiência à aqueles que participam, os Jovens. Mas vai além, atinge a todos personagens que estão envolvidos direta e indiretamente com o programa e por isso se torna algo grandioso e de proporções surpreendentes ! Mexe com vida, com coração e mente. É possível notar por exemplo a complexidade de personalidades entre os jovens de todas as partes do mundo, mas pessoalmente me chama atenção em reconhecer aqueles que serão líderes em um futuro muito próximo. Vejo que da mesma forma que uma empresa que chega ao topo já nasce com os moldes que a formarão, acontece com estes que serão líderes, pois suas condutas mesmo ainda tão Jovens já demonstram em que se tornarão. Falo de ética, bom senso, poder de interagir, de atrair e de multiplicar boas ações. Poder de amar e ser amado, de seguir e ser seguido. Respeitar e ser respeitado. Servir e ser servido. E no importante poder de comunicação. Quem enxerga este futuro, preocupa-se agora em viver, aprender e principalmente conhecer, pois lá na frente a vida é como é para todos, quem soube lidar com as oportunidades serão destacados, assim, em qualquer lugar deste planeta, cheio de pessoas, a diferença continua sendo daquele que faz e daquele que aplaude.

Muitos serão vitoriosos.

Mas há também aqueles que não escutam, mas perceberão somente em 10 ou 20 anos que esqueceram de viver melhor, estes momentos.

marcocantuaria@hotmail.com

no Twitter: