quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Bem Vindos !




  Com apenas três meses a frente da Secretaria, posso me dar o privilégio de não falar de retrospectiva, mas sim de futuro, do próximo ano, de novas conquistas, de planos, pois embora estes três meses já pareça ter sido 1 ano, tamanha velocidade que impus a execução de ações e estratégias , vejo cada vez mais nítido que grandes avanços nos reservam para este ano que se inicializará. Consolidado os nossos serviços pelo AME como ocorre nos grandes centros e na iminência do recebimento de custeio pelo Governo do Estado e a poucos meses de inaugurarmos o novo Pronto Socorro - UPA, a grande expectativa é sem dúvida o início das obras do Hospital Municipal para cem (100) leitos que completará o "quarteirão da Saúde", trazendo definitivamente a estrutura de Saúde tão aguardada e merecida por esta população. É importante escrever sobre isto neste instante, momento que recebemos turistas que quintuplicam o fluxo populacional de nossa cidade, bem como o movimento em nossa rede de Saúde, situação esta que todos os agentes da saúde municipal se esforçam corajosamente para que a atenção e qualidade dos serviços não diminuam. Há dois pontos de vista sempre, um daqueles que estão a postos para qualquer emergência e o outro dos turistas e moradores que por ventura se tornem usuários do Hospital nesta ocasião, estes não podem mensurar o quanto é preciso nos preparar para este momento. O SAMU, um serviço comum  nos grandes centros, já é uma realidade por aqui e passará pela primeira vez por uma alta temporada, e vocês  todos que nos visitam já notarão as  bases operacionais com as UTIs prontas para as emergências inevitáveis. Com isto quero aproveitar este espaço para registrar e informar o quanto esta cidade se preparou para este momento, receber vocês  nossos amigos turistas, com responsabilidade  fazendo com que você morador se orgulhe por um sistema de saúde municipal que dá conta do recado e em seu nome, em nome de nossa cidade ! Mais do que desejar Saúde a todos vocês para 2012, deixo aqui a imagem de grandes transformações em serviços e infra-estrutura que farão parte deste futuro, de um breve futuro, onde com coragem, determinação e trabalho Peruíbe ficará cada vez melhor para se viver! Um novo ano com muita paz, saúde e felicidade a todos e particularmente meu  obrigado ao Jornal Acontece que trata a Saúde como coisa séria !


Publicado no Jornal Acontece 

sábado, 24 de dezembro de 2011

Use sua energia e tempo no projeto certo em 2012


Muitas vezes gastamos mais energia e tempo para resolvermos alguns problemas, efetuarmos um trabalho ou projeto do que necessário. O pior é avaliarmos depois de um período que o projeto nem se tornou em algo que nos diferenciasse ou que mesmo deixasse uma marca, uma referência de nosso trabalho.
É preciso tomar cuidado, fazer uma correção de rumo sempre que possível, analisar com uma perspectiva mais ampla, possibilitando assim que o projeto a ser escolhido naquele momento mereça prioritariamente nossa atenção e energia. Obter experiência é ter disciplina de fazer auto-análises no decorrer e após participação em projetos. Devemos ter claramente em nossas cabeças o que queremos a curto e médio prazo. A questão é simples, qual a marca que pretende deixar ao final de um período de trabalho, como deseja ser lembrado pela sua passagem, por sua eficiência? Então você saberá escolher qual o projeto ideal para coordenar e executar em sua vida. Este é um bom momento para esta análise, experimente, pois a vida é uma oportunidade incrível para colocar em prática certos exercícios que nos tornam melhores. Um novo ano se aproxima, mas apenas você pode torná-lo especial.


Publicado no Jornal de Peruíbe - Edição 425

domingo, 4 de dezembro de 2011

clareza para avançar !



Só com informação e muita clareza das coisas é que se pode tomar decisões acertadas, ter um objetivo claro e possível de ser alcançado. Neste momento em que vivo a realidade da Saúde pública municipal, tenho o dever de levar a mesa toda sinceridade e clareza do que somos, do que temos e de onde e quando podemos chegar. Grandes vícios praticados por todos nós quando participamos em discussões relacionadas aos problemas públicos devem ser reaprendidos, pois muitas vezes foca-se em objetivos que estão muito além do que podemos. Devemos nos unir e juntar forças e inteligências para fazer com que o que existe, o que temos, funcionar, basta que possamos inovar, alterar as rotinas e estruturas para que se retire o máximo do que existe. É preciso conhecer verdadeiramente, seja a estrutura, os recursos humanos, a quantidade de papéis, os equipamentos, enfim, tudo para que se possa trabalhar a realidade, tornar assim possível e avanços com responsabilidades. 


sábado, 3 de dezembro de 2011

uma rede complexa cuida da cidade



Percebo que para a maioria das pessoas o sistema de saúde de nossa cidade é referenciado apenas como se só existisse o serviço do pronto socorro. A complexidade desta rede envolve todo cuidado que se deve ter com os serviços de saúde de uma cidade, e são muitos os responsáveis e departamentos para que isso funcione dia a dia. Uma grande noticia que demonstra isto é o prêmio nacional que o nosso Laboratório de Exames Clínicos recebeu, outorgando-o como centro de Excelência para resultados, confirmando-nos que é possível sim estabelecermos serviços de alta qualidade no saúde pública. Novos e melhores equipamentos estão sendo adquiridos, melhoramos também a logística e investiremos em recursos humanos para que o Laboratório siga a excelência, trazendo economia e mais resultados ao município. Isto como sempre digo, é gestão, e aliás, como não basta apenas identificar números e estatísticas, já iniciamos os trabalhos para neutralizarmos as questões levantadas com o porcentual alto de não comparecimentos nas consultas no AME e também com o quadro de usuários que usam os transportes públicos de pacientes para irresponsavelmente passearem ! Montamos uma central de tecnologia e informações, onde permanentemente técnicos mantêm a comunicação com as UBS para que os agendamentos estejam cada vez mais eficientes e também cuidarão de confirmarem a presença nas consultas, com isto, alcançaremos alto  índice de eficiência, esperamos um aumento de 40% de ofertas de vagas para especialidades. Há muito que fazer ainda, há muito para escrever, estamos focados em resultados e continuarei aproveitando esta oportunidade para dividir e informar, são muitos os serviços, muitos os profissionais e que em sua grande maioria precisam se orgulhar por proporcionarem serviços de qualidade para nossa população, e são estes para quem digo todos os dias que vale a pena acordar e pensar em mudar as vidas das pessoas !


Publicado no Jornal Acontece - coluna "Saúde é coisa séria" - Dez - 2011