sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pra você o cliente é que sempre tem razão ?






Se a sua resposta foi sim, então esta na hora de você fazer uma profunda análise em seu negócio. Sim, isto mesmo, pois é preciso entender que se suas vendas chegam neste ponto de conflito, onde coloca em dúvida seus serviços ou produtos, a ponto de que o cliente passe por cima de seu sistema, pode parar ! Anote bem isto: O cliente não tem razão, pois quem conhece seu produto melhor é você ! O que o cliente precisa realmente, é de sua ajuda, e se você for capaz de fazer esta leitura junto com sua equipe de vendas, que deve conhecer profundamente seu serviço ou produto, então o cliente não pode ter razão. Sua equipe de vendas tem que estar sempre motivada e buscando cada vez mais conhecimento de seu negócio, em um mercado dinâmico e repleto de ofertas. Os vendedores pecam quando não conhecem o produto como deveriam, com isso, limitam a amplitude de atuação em um momento de venda, como utilizar margens de descontos que não seriam necessárias e outros mecanismos que são puro vício por falta de preparo. O que mais pode motivar sua equipe de vendas é estabelecer desafios e responsabilidade, um exercício para identificar aqueles que realmente merecem receber investimentos da empresa. Tenho uma teoria: ..com vendas, Nada é por acaso, tudo é de propósito ! Coragem para estabelecer uma planilha que lhe apontará no decorrer do tempo quem são os melhores profissionais, e assim, você terá sempre um time de ponta, pois 80% dos vendedores são considerados comuns, normais e precisam ser motivados e modificados para desafios e responsabilidades o tempo todo, 10% são bons e poderão chegar próximo da excelência se bem treinados, mas os outros 10% estão bem abaixo do esperado, verdadeiras âncoras do seu negócio, cuidado, “vendas” não é para qualquer um, recicle, faça uma revitalização a cada 6 meses em seu time de vendas e construa uma equipe vencedora em alguns anos, pois na frente vem o desafio e atrás a responsabilidade, siga para o sucesso com esta fórmula.

Publicado em 06 de Maio na minha Coluna no Jornal de Peruíbe - Edição 414

marcocantuaria@hotmail.com

no Twitter:

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Projeto Albatroz. Um exemplo do Brasil para o mundo.

(Visita ao stand do Projeto em Brasilia ao lado de Roberto Imai, o criador da Ong. Sua idealizadora é a BiólogaTatiana)
Nos últimos meses, por meio de uma assessoria que presto na área ambiental, tenho conhecido algumas pessoas interessantes, melhor dizendo, pessoas que se destacam por meio de seus importantes projetos ! E sem dúvida nenhuma quem conhece a Tatiana compreende de onde irradia sua simpatia e alegria, pois com brilhantismo, cabe a ela coordenar este maravilhoso Projeto que todos deveriam conhecer. E é justamente esta a minha intenção, como diz o Blog ...compartilhar histórias e projetos de sucesso. Este tem sido o meu compromisso com vocês ! Conheça aqui um pouco sobre o :
Projeto Albatroz - Conservação de Aves Marinhas e Pesca Oceânica no Brasil.
Albatrozes e petréis são aves de vida longa, podendo chegar aos 80 anos de idade. Atingem a maturidade sexual após 10 anos. Essas aves reproduzem-se uma vez a cada dois anos e produzem apenas um filhote por ninhada. O casal se reveza no ninho e enquanto um adulto permanece cerca de 15 dias no mar em busca de alimento, o outro fica aguardando o retorno do
parceiro para inicia. A maioria dos albatrozes-errantes capturados acidentalmente na pesca com espinhel no Brasil são fêmeas em plena atividade reprodutiva. O macho ao perceber que a fêmea não vai retornar, abandona o ninho e o filhote acaba morrendo, vítima do frio, da inanição ou de predadores. O casal se reveza no ninho e enquanto um adulto permanece cerca de 15 dias no mar em busca de alimento, o outro fica aguardando o retorno do parceiro para iniciar a sua jornada.
Albatrozes alimentam-se de lulas e peixes, que são utilizados como iscas pelos barcos que pescam
com espinhel. O espinhel é uma arte de pesca oceânica composta por uma longa linha com milhares de anzóis iscados. Muitas vezes, quando as aves buscam as iscas são capturadas pelos anzóis e arrastadas para o fundo do mar, morrendo afogadas. A mortalidade dessas aves nas embarcações espinheleiras em todo o mundo, tem sido apontada como a principal causa do declínio das populações dessas espécies. Estima-se que pelo menos 10 mil aves sejam mortas dessa forma no Brasil .
O Projeto Albatroz foi criado em 1991 pela Bióloga Tatiana Neves que alarmada com pesquisas realizadas em todo o mundo sobre a problemática da captura incidental de albatrozes e petréis, resolveu aprofundar essa pesquisa na região sul e sudeste do Brasil.Tatiana, atual Coordenadora Geral iniciou suas atividades no TPS - Terminal Pesqueiro de Santos e hoje tem seu trabalho reconhecido e premiado em todo mundo.
Conheça mais sobre este projeto visitando o site http://www.projetoalbatroz.org.br/ e adote um Albatroz - Passageiros do Vento e Trabalhadores do Mar

sábado, 3 de outubro de 2009

Venda mais ajudando o seu cliente.


Vendedores ainda me perguntam a frente das lojas: Posso ajudar Sr. ?
Que empresa é esta que não se preocupa em treinar aquele que é responsável pelo sucesso de sua empresa: o Vendedor. Como o mais importante funcionário de uma empresa pode oferecer algo que realmente não conhece. Também não conhecer seu cliente, mesmo que em potencial é uma grande decepção.
O vendedor deve estar atento as novidades e promoções da casa e motivar a curiosidade do cliente que se aproxima com uma pergunta que permita o diálogo e desperte a curiosidade. Que tal: O sr. já conhece nossa linha esportiva ? ou.. Acabamos de receber novos produtos que serão a moda este ano, vamos dar uma olhada sem compromisso ?
Perguntas como estas, possibilitam mesmo com uma objeção que o vendedor ainda tente mais uma réplica sem ser inconveniente. Objeções como , seu produto é muito caro...vou pensar um pouco....no momento eu não quero, desmontam a oportunidade de vendas em mais de 90 % das ações, porém pesquisas mostram que 70% das vendas acontecem após a 5a objeção , mas grande parte dos vendedores desistem na 1a objeção.
Há muita estratégia interessante no treinamento de vendedores, seja por telefone ou pessoalmente.
Ser vendedor é uma profissão gratificante, pois é ter a possibilidade de ajudar as pessoas a tomarem a melhor decisão para elas ! Seu cliente quer chegar em casa e ver com a manifestãção de todos, que fez um ótimo negocio, já pensou misso ?!
O treinamento para preparar vendedores a saberem lidar com objeções é o mais dificil, mas muito gratificante, pois ao final temos profissionais que aumentam sua produtividade consideravelmente nas vendas.
O problema todo é que a maioria dos vendedores se limitam a vender apenas um produto ou serviço, mas não o que este PROPORCIONARÁ para o consumidor !
Perceba que Não é, o que o produto ou serviço é, e sim o que ele poderá fazer por seu cliente.
Este é um assunto que me fascina, pois com o treinamento certo, é possível mudar a estrutura de vendas de uma empresa para sempre, incluido a vida dos funcionários. São inúmeros os estudos e técnicas a serem aplicadas para cada tipo de serviço ou produto. Um mundo a ser explorado.
Se desejar conhecer mais, me escreva: marcocantuaria@hotmail.com