sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Projeto Albatroz. Um exemplo do Brasil para o mundo.

(Visita ao stand do Projeto em Brasilia ao lado de Roberto Imai, o criador da Ong. Sua idealizadora é a BiólogaTatiana)
Nos últimos meses, por meio de uma assessoria que presto na área ambiental, tenho conhecido algumas pessoas interessantes, melhor dizendo, pessoas que se destacam por meio de seus importantes projetos ! E sem dúvida nenhuma quem conhece a Tatiana compreende de onde irradia sua simpatia e alegria, pois com brilhantismo, cabe a ela coordenar este maravilhoso Projeto que todos deveriam conhecer. E é justamente esta a minha intenção, como diz o Blog ...compartilhar histórias e projetos de sucesso. Este tem sido o meu compromisso com vocês ! Conheça aqui um pouco sobre o :
Projeto Albatroz - Conservação de Aves Marinhas e Pesca Oceânica no Brasil.
Albatrozes e petréis são aves de vida longa, podendo chegar aos 80 anos de idade. Atingem a maturidade sexual após 10 anos. Essas aves reproduzem-se uma vez a cada dois anos e produzem apenas um filhote por ninhada. O casal se reveza no ninho e enquanto um adulto permanece cerca de 15 dias no mar em busca de alimento, o outro fica aguardando o retorno do
parceiro para inicia. A maioria dos albatrozes-errantes capturados acidentalmente na pesca com espinhel no Brasil são fêmeas em plena atividade reprodutiva. O macho ao perceber que a fêmea não vai retornar, abandona o ninho e o filhote acaba morrendo, vítima do frio, da inanição ou de predadores. O casal se reveza no ninho e enquanto um adulto permanece cerca de 15 dias no mar em busca de alimento, o outro fica aguardando o retorno do parceiro para iniciar a sua jornada.
Albatrozes alimentam-se de lulas e peixes, que são utilizados como iscas pelos barcos que pescam
com espinhel. O espinhel é uma arte de pesca oceânica composta por uma longa linha com milhares de anzóis iscados. Muitas vezes, quando as aves buscam as iscas são capturadas pelos anzóis e arrastadas para o fundo do mar, morrendo afogadas. A mortalidade dessas aves nas embarcações espinheleiras em todo o mundo, tem sido apontada como a principal causa do declínio das populações dessas espécies. Estima-se que pelo menos 10 mil aves sejam mortas dessa forma no Brasil .
O Projeto Albatroz foi criado em 1991 pela Bióloga Tatiana Neves que alarmada com pesquisas realizadas em todo o mundo sobre a problemática da captura incidental de albatrozes e petréis, resolveu aprofundar essa pesquisa na região sul e sudeste do Brasil.Tatiana, atual Coordenadora Geral iniciou suas atividades no TPS - Terminal Pesqueiro de Santos e hoje tem seu trabalho reconhecido e premiado em todo mundo.
Conheça mais sobre este projeto visitando o site http://www.projetoalbatroz.org.br/ e adote um Albatroz - Passageiros do Vento e Trabalhadores do Mar