sábado, 21 de novembro de 2009

Hospitalidade e Serviços


Serviço é meramente técnico, é possivel avaliar ao final de um período os resultados, de forma mensurável. Chegam a ser números muitas vezes que contam ao final para o empresário, forma melhor de avaliação dos serviços prestados por sua empresa. Na verdade o serviço pode ser muito melhor do que apenas um "monologo", pois são humanamente automatizados muitas vezes o sistema de atendimento ou de vendas, talvez eficientes nas maioria das vezes, mas a pergunta que devemos nos fazer é se as mesmas respostas, os mesmos procedimentos não cansam, não se tornam vazias. Quer dizer que muitas vezes formatamos um estilo de atendimento e o colocamos em prática, mas pulamos uma fase muito importante que é a identificação de quem é ou como é o seu cliente, ou seja, conhecer primeiro quem é o seu cliente e potencial cliente. A partir desta identificação, podemos sim, iniciar o processo de formatação de um sistema para atendimento ou vendas, ou não...! Ora, podemos aperfeiçoar isso, chegar ao topo. Entender a distinção entre Serviço e Hospitalidade é onde se separa os bons dos melhores. Como disse, serviço é a "entrega" de um produto e Hospitalidade é como a "entrega" deste produto fará sentir aquele que o recebe, ou seja, o primeiro é um monologo e o outro é um dialogo ! Um precisa do outro sim, mas estar ao lado de seu cliente, exige exercicios virtuosos como ouvir a pessoa em todos os sentidos, para que haja uma resposta atenciosa, cortês e apropriada. A soma de todas as coisas atenciosas, cuidadosas e corteses que sua equipe realiza para fazer o seu cliente sentir que esta do lado dele é Hospitalidade.

sábado, 14 de novembro de 2009

Profissão para grandes: Vendedor.


O vendedor profissional deve ser muito organizado com sua vida, com sua agenda e com cada passo, cada instante deve ser calculado, pois afinal, nesta profissão dificil mas encantadora o Networking pode mudar sua vida.
Quando vejo vendedores reclamando da dificuldade de entrar em alguma empresa, tento explicar que eles vejam o lado da empresa, que consiga enchergar os problemas e dificuldades do dia a dia daquela empresa, para que sua visita seja diferenciada daqueles 80% de vendedores normais que passam na porta todos os dias.
De acordo com o tipo de produto ou serviço que você vende, algumas regras de preparação estabeleço como primordiais:
  • Qual a característica do negócio do seu cliente em potencial ?
  • O tamanho desta empresa e a participação dela no mercado. E os concorrentes, a participação deles, a imagem deles.
  • Você consegue identificar as preocupações e necessidades atuais desta empresa ?
  • Como esta empresa compra e como avalia o fornecedor ?
  • Já pensou no nível de exigência de qualidade estabelecido por ela ? seu produto se enquadra ?
  • Importante e muito inteligente, qual a relação dele ou problemas com produtos iguais aos nossos fornecidos por outras empresas ?
Com estas respostas, você estará pronto para vencer desafios que são para poucos e deixar de brigar por migalhas junto aos 80% de normais no mercado.
Estabelecendo as necessidades você deve buscar dentro da empresa que deseja vender o setor que tem autoridade no assunto, para ficar próximo dos que tem a decisão. Não esqueça: DAN - Decisão - Autoridade - Necessidade.
O trabalho é arduo, mas recompensador, basta exercitar técnicas que poderemos aprofundar mais a frente e que são fundamentais.
marcocantuaria@hotmail.com