
Quero compartilhar desta vez com um tema que me encanta. O dom que
algumas pessoas têm em servir ! algo tão natural e estimulante que pra mim
trata-se de uma verdadeira arte. Valorizar esta arte é esclarecer a diferença
entre Serviço e Hospitalidade. Serviço é meramente técnico, é possível avaliar
ao final de um período os resultados, de forma mensurável. Chegam a ser números
muitas vezes que contam ao final como a melhor forma de avaliação para um
empreendedor a respeito dos serviços prestados por sua empresa. Na verdade o
serviço pode ser muito melhor do que apenas um "monólogo" já que o
sistema de atendimento ou vendas são muitas vezes humanamente automatizados,
talvez eficientes na maioria das vezes, mas a pergunta que devemos nos fazer é
se com as mesmas respostas, os mesmos procedimentos, estes sistemas não cansam,
não se tornam ineficientes. Quer dizer que muitas vezes formatamos um estilo de
atendimento e o colocamos em prática, mas pulamos uma fase muito importante que
é a identificação de quem é ou como é o seu cliente. A partir desta
identificação, podemos sim, iniciar o processo de formatação de um sistema para
atendimento ou vendas. Mas prefiro dizer que podemos aperfeiçoar isso,
chegar ao topo. E entender a distinção entre Serviço e Hospitalidade é onde se
separa os bons dos melhores. Completo ao dizer que serviço é a
"entrega" de um produto e Hospitalidade é como a "entrega"
deste produto fará sentir aquele que o recebe, ou seja, o primeiro é um
monólogo e o outro é um diálogo com o cliente! Um se ensina o outro se
descobre, e ao se descobrir na pessoa que serve, o estimula, aperfeiçoa. A soma
de todas as coisas atenciosas, cuidadosas e corteses que sua equipe realiza
para fazer o seu cliente sentir que esta do lado dele é Hospitalidade.
Publicado no Jornal de Peruíbe - Agosto - Edição - Desenvolvimento -