sábado, 13 de agosto de 2011

Serviço e Hospitalidade.


Quero compartilhar desta vez com um tema que me encanta. O dom que algumas pessoas têm em servir ! algo tão natural e estimulante que pra mim trata-se de uma verdadeira arte. Valorizar esta arte é esclarecer a diferença entre Serviço e Hospitalidade. Serviço é meramente técnico, é possível avaliar ao final de um período os resultados, de forma mensurável. Chegam a ser números muitas vezes que contam ao final como a melhor forma de avaliação para um empreendedor a respeito dos serviços prestados por sua empresa. Na verdade o serviço pode ser muito melhor do que apenas um "monólogo" já que o sistema de atendimento ou vendas são muitas vezes humanamente automatizados, talvez eficientes na maioria das vezes, mas a pergunta que devemos nos fazer é se com as mesmas respostas, os mesmos procedimentos, estes sistemas não cansam, não se tornam ineficientes. Quer dizer que muitas vezes formatamos um estilo de atendimento e o colocamos em prática, mas pulamos uma fase muito importante que é a identificação de quem é ou como é o seu cliente. A partir desta identificação, podemos sim, iniciar o processo de formatação de um sistema para atendimento ou vendas. Mas prefiro dizer que  podemos aperfeiçoar isso, chegar ao topo. E entender a distinção entre Serviço e Hospitalidade é onde se separa os bons dos melhores. Completo ao dizer que serviço é a "entrega" de um produto e Hospitalidade é como a "entrega" deste produto fará sentir aquele que o recebe, ou seja, o primeiro é um monólogo e o outro é um diálogo com o cliente! Um se ensina o outro se descobre, e ao se descobrir na pessoa que serve, o estimula, aperfeiçoa. A soma de todas as coisas atenciosas, cuidadosas e corteses que sua equipe realiza para fazer o seu cliente sentir que esta do lado dele é Hospitalidade.


Publicado no Jornal de Peruíbe - Agosto - Edição - Desenvolvimento -