domingo, 16 de dezembro de 2012

Alguém que conheça os valores se sua empresa.

O maior investimento que poderá ser feito na empresa, o patrimonio mais importante, que avalancará o sucesso, esta no ser humano, na pessoa do funcionário que deverá ser contratado. Não há como chegar ao topo se esta ferramenta não ter sido bem escolhida.
Ocorre que naturalmente, pela procura ser maior que a oferta acredita-se que a contratação é algo para se resolver muito rápida. Com isso perde-se a maior oportunidade de investir na melhor forma de trazer lucratividade para empresa, a escolha do funcionário. Um funcionário bem escolhido resulta em maior tempo de preparação em sua empresa e de que seus valores e técnicas poderão estar a frente na busca de maiores vendas e contratos.No ponto de vista jurídico e das obrigações trabalhistas também, pois recisões, acertos podem se transformar em prêmios e comissões se bem tratados, ou seja, os resultados ponderam a economia e maior lucratividade. Pense em quantas vezes você teve que dispensar o funcionário ou ele pede para sair depois de exaustivos meses de atenção e treinamento.
Quando se investe na seleção, as chances de escolha de uma pessoa que entenda o conceito e valores da empresa, bem como possa compreender a perspectiva e garantias que você pode oferecer são muito maiores.
Comece pelos currículos, prepare uma entrevista com os pontos que entende ser importante para o posto que precisa. Deixe bem claro estes valores e a conduta que deve ter um profissional em sua empresa.
Estabeleça que será permanente o "período" de avaliação, mas exerça realmente o diálogo e treinamento continuo. Sem dúvida dá muito trabalho, e é por isso que não se obtem resultados na grande maioria dos prestadores de serviços. Um diferencial pra você no mercado e um dos importantes caminhos para o sucesso ! Mãos a obra..

não mais especialistas e sim façam de tudo.

Numa breve análise no perfil de grandes empresas, mais precisamente no seu modo de preferência de profissionais e ações em busca de resultados, percebemos que na lista do sucesso não se tem mais a insistência de especialistas, seja na expertise , seja nos serviços. O que o novo mundo corporativo tem exigido é cada vez mais profissionais e empresas que saibam sobre mais e façam mais. Saber de mais o melhor possível é a ordem.

domingo, 6 de maio de 2012

Gestão Compartilhada Não É Terceirização Da saúde



O tamanho e complexidade de serviços que a Saúde Pública precisa prestar à população a cada dia, seguindo os preceitos de Universalidade indicada pelo sistema SUS, impõe aqueles que estão a frente da administração pública a busca de mecanismos e instrumentos para que a Gestão na Saúde Pública alcance eficiência e produtividade com qualidade.
Contra a dificuldade no gerenciamento dos recursos humanos e a morosidade habitual encontrada nas administrações públicas , meio este em que a Saúde não pode aguardar, um novo conceito de administração para os equipamentos de saúde já esta presente em inúmeros municípios no Brasil e já apresentam excelentes resultados inclusive na Baixada: A Gestão Compartilhada na Saúde com parcerias das chamadas OS. Organizações Sociais que trazem junto ao município um modelo de gestão que possibilita a dinâmica e rapidez encontrada no setor privado para a gestão na Saúde de administração Pública.
As propostas apresentadas por estas organizações apresentam fundamentalmente a condição de que realizarão uma gestão com economicidade e produtividade, ou seja, deverão realizar metas e resultados maiores do que apresentadas pela administração, porém por menor custo e aliado a investimentos também.Assim, buscam permanentemente eficiência e qualidade no atendimento com o gerenciamento compartilhado pela secretaria de saúde, tornando esta a controladora das ações estratégicas  e fiscalizadora do contrato junto ao Conselho Municipal de Saúde.
Com esta parceria, alcançamos ampla qualidade e desenvolvimento na área da saúde do município, onde  hospitalidade e o aumento de serviços  com maior qualidade se juntarão  a uma nova  infraestrutura, a inauguração do novo Pronto Socorro ao lado do AME que já oferece a marca de 3000 vagas em especialidades e com o inicio da construção do novo Hospital Municipal para 100 leitos, qualificando assim a cidade como referência na região com o que esta sendo chamado pela população de " Quarteirão da Saúde". Coragem para ousar e buscar soluções de modernidade e gestão com inteligência tem sido nosso papel.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Um novo cenário fará parte da vida das pessoas em nossa cidade


Em breve haverá o "quarteirão da saúde" em Peruíbe. Primeiro já estabelecido um AME, que oferece inúmeras especialidades para a população, agora já em fase final de construção o novo Pronto Socorro Municipal - UPA, bem maior que o atual já pode ser visto pelos que passam e finalmente, este, em fase de licitação para inicio das obras, o aguardado  Hospital Municipal de Peruíbe. Todo um sonho que esta sendo realizado graças a visão e determinaçao extraordinária desta jovem Prefeita Milena Bargieri, todos os governantes que passaram por esta cidade sabem quanta energia é necessária para dia a dia manter a precária infra estrutura de nosso pronto socorro e hospital. Todos que trabalham na saúde sabem e sentem isso, afinal são cobrados dia a dia.
Com isto há tempos iniciamos todo o planejamento estratégico para que esta conquista seja colocada em funcionamento com o máximo de qualidade e eficiência à população, seja na questão de recursos humanos, seja quanto a mobiliário, por equipamentos médicos,sistemas e fluxos, um trabalho essencial, que não aparece, mas que diferenciará, pois poderão tornar o sistema publico de saúde uma referência em um futuro breve, e também tornam menos difícil sobrepor as dificuldades administrativas encontradas na gestão publica e que devem ser previstas, porém nunca como desculpas para a busca da qualidade, da eficiência, das melhores referencias que o setor privado tem como conceitos inegociáveis, estes sim devem ser a nossa missão na administração e gestão dos serviços de saúde pública, uma visão inspiradora que deve ser motivo para busca consistente e permanente de todos os envolvidos: "a saúde pública pronta para tornar a vida das pessoas melhor !"


Publicado na edição do Jornal Acontece - coluna: Saúde é coisa séria.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Diminua a Dor, estenda o Prazer



Uma excelente estratégia para ocasiões de conflitos com clientes é tirá-lo da dor o mais rápido possível. Tenha isto em mente, diminua a zona da dor e estenda a do prazer. O que quero dizer, é que poucos sabem lidar com clientes em momentos críticos. Por exemplo, imagine que seu garçom derrube acidentalmente um copo de suco sobre o cliente. Ou que o cliente recebeu o prato com o filé muito mal passado, tendo pedido ao ponto. O que isto quer realmente dizer é que não fique discutindo, tornando o incidente em evento um centro de atenções de todos que estão ao redor, elimine o problema rápido, tire-o de cena a qualquer custo e depois sim, afastado a dor, invista na atenção e cortesia ao cliente, que ele perceba que vocês se preocupam em que problemas como o ocorrido não devam se repetir, mas faça-o esquecer procurando finalizar com algo que o surpreenda, pois isto se tornará história a ser contada à muitos, não como problema e sim como a habilidade em Hospitalidade de sua equipe. Estes são conceitos que aplico sempre como gestão e hoje se encaixam perfeitamente  também na Saúde pública, por qual sou responsável no momento.
Sempre que posso escrevo sobre a diferenciação que é a habilidade emocional de um funcionário na hora do atendimento, sem dúvida nenhuma o conceito de Hospitalidade será sempre aquele que fará seu cliente se apaixonar por sua equipe, o melhor elogio que sua companhia pode receber por sua marca e seu serviço. A busca incansável por aquele que compreende por que "montar e manter a mesa impecável para o cliente" ao contrário de apenas "montar a mesa" é o grande desafio na atração e seleção de funcionários, pois serviço é meramente técnico, se ensina, mas hospitalidade se descobre, se afina !

Publicado em minha coluna no Jornal de Peruíbe

sábado, 14 de janeiro de 2012

a cidade trabalha na Temporada e a Saúde mais ainda.



Ajustado o sistema para os encaminhamentos ao AME e com o crescimento do número de especialidades para nossa população (hoje são 15), era preciso em tempo curto planejar e executar as ações para enfrentar a alta temporada. E assim conseguimos de forma ousada, montarmos equipes para os plantões de emergência, SAMU e também para o atendimento na frente, na entrada do PS. Naquele instante queríamos dar um choque, uma boa arrumada nos procedimentos para atendimento e foi assim que iniciamos o processo para atendimento com a Triagem. Para quem chegar no PS agora, será rapidamente acolhido por enfermeiras padrões para uma pré analise, chamamos de Triagem, e desta forma determinar qual o grau de emergência. De forma justa e coerente não há mais fila por ordem de chegada e sim de acordo com a gravidade do caso, possibilitando que todos possam ter um atendimento mais pessoal e rápido. Aplicamos também uma divisão no PS, onde após a Triagem, os consultórios médicos para consultas ficam do lado de dentro do Ps, e apenas os pacientes podem entrar de verdade no Hospital, mantendo conforto e segurança para o atendimento. Já fui surpreendido por usuários que elogiavam o sistema e que estavam preocupados se o sistema continuaria após janeiro e a resposta é SIM, todo nosso trabalho é para melhorar dia a dia os serviços da saúde em nossa cidade, não estamos medindo esforços e muita coisa ainda esta por vir. Em alguns meses, acredito que em Março inauguraremos o novo Pronto Socorro da cidade, ao lado do AME. Em breve iniciaremos a construção do tão aguardado Hospital.Isso mesmo, Peruíbe terá definitivamente um Hospital para 100 leitos e com isto o que já estamos chamando de " o quarteirão da Saúde ", pois precisamos ter cada vez mais uma cidade melhor para se viver !!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Grupo para Planejamento Estratégico



Não adianta planejamento estratégico sem gestão estratégica, e vice versa. Com isto, e como precisamos de velocidade em busca de melhorias, criamos há um mês, este grupo para planejamento estratégico ao lado do Secretário. Chamo estes de "cabeças pensantes", devemos estar na mesma velocidade, onde este grupo poderá dia a dia ajudar-me a buscar soluções para curto, médio e longo prazo, definirmos em todos os sentidos as metas e focar objetivos, permitindo que não nos desviemos destes. Quero ter ao meu lado este "celebro" funcionando, onde poderemos com muito dinamismo criar, desenvolver e aplicar as ações que mudarão para melhor a vida das pessoas e também as dos profissionais da sáude.