quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Diminua a Dor, estenda o Prazer



Uma excelente estratégia para ocasiões de conflitos com clientes é tirá-lo da dor o mais rápido possível. Tenha isto em mente, diminua a zona da dor e estenda a do prazer. O que quero dizer, é que poucos sabem lidar com clientes em momentos críticos. Por exemplo, imagine que seu garçom derrube acidentalmente um copo de suco sobre o cliente. Ou que o cliente recebeu o prato com o filé muito mal passado, tendo pedido ao ponto. O que isto quer realmente dizer é que não fique discutindo, tornando o incidente em evento um centro de atenções de todos que estão ao redor, elimine o problema rápido, tire-o de cena a qualquer custo e depois sim, afastado a dor, invista na atenção e cortesia ao cliente, que ele perceba que vocês se preocupam em que problemas como o ocorrido não devam se repetir, mas faça-o esquecer procurando finalizar com algo que o surpreenda, pois isto se tornará história a ser contada à muitos, não como problema e sim como a habilidade em Hospitalidade de sua equipe. Estes são conceitos que aplico sempre como gestão e hoje se encaixam perfeitamente  também na Saúde pública, por qual sou responsável no momento.
Sempre que posso escrevo sobre a diferenciação que é a habilidade emocional de um funcionário na hora do atendimento, sem dúvida nenhuma o conceito de Hospitalidade será sempre aquele que fará seu cliente se apaixonar por sua equipe, o melhor elogio que sua companhia pode receber por sua marca e seu serviço. A busca incansável por aquele que compreende por que "montar e manter a mesa impecável para o cliente" ao contrário de apenas "montar a mesa" é o grande desafio na atração e seleção de funcionários, pois serviço é meramente técnico, se ensina, mas hospitalidade se descobre, se afina !

Publicado em minha coluna no Jornal de Peruíbe

sábado, 14 de janeiro de 2012

a cidade trabalha na Temporada e a Saúde mais ainda.



Ajustado o sistema para os encaminhamentos ao AME e com o crescimento do número de especialidades para nossa população (hoje são 15), era preciso em tempo curto planejar e executar as ações para enfrentar a alta temporada. E assim conseguimos de forma ousada, montarmos equipes para os plantões de emergência, SAMU e também para o atendimento na frente, na entrada do PS. Naquele instante queríamos dar um choque, uma boa arrumada nos procedimentos para atendimento e foi assim que iniciamos o processo para atendimento com a Triagem. Para quem chegar no PS agora, será rapidamente acolhido por enfermeiras padrões para uma pré analise, chamamos de Triagem, e desta forma determinar qual o grau de emergência. De forma justa e coerente não há mais fila por ordem de chegada e sim de acordo com a gravidade do caso, possibilitando que todos possam ter um atendimento mais pessoal e rápido. Aplicamos também uma divisão no PS, onde após a Triagem, os consultórios médicos para consultas ficam do lado de dentro do Ps, e apenas os pacientes podem entrar de verdade no Hospital, mantendo conforto e segurança para o atendimento. Já fui surpreendido por usuários que elogiavam o sistema e que estavam preocupados se o sistema continuaria após janeiro e a resposta é SIM, todo nosso trabalho é para melhorar dia a dia os serviços da saúde em nossa cidade, não estamos medindo esforços e muita coisa ainda esta por vir. Em alguns meses, acredito que em Março inauguraremos o novo Pronto Socorro da cidade, ao lado do AME. Em breve iniciaremos a construção do tão aguardado Hospital.Isso mesmo, Peruíbe terá definitivamente um Hospital para 100 leitos e com isto o que já estamos chamando de " o quarteirão da Saúde ", pois precisamos ter cada vez mais uma cidade melhor para se viver !!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Grupo para Planejamento Estratégico



Não adianta planejamento estratégico sem gestão estratégica, e vice versa. Com isto, e como precisamos de velocidade em busca de melhorias, criamos há um mês, este grupo para planejamento estratégico ao lado do Secretário. Chamo estes de "cabeças pensantes", devemos estar na mesma velocidade, onde este grupo poderá dia a dia ajudar-me a buscar soluções para curto, médio e longo prazo, definirmos em todos os sentidos as metas e focar objetivos, permitindo que não nos desviemos destes. Quero ter ao meu lado este "celebro" funcionando, onde poderemos com muito dinamismo criar, desenvolver e aplicar as ações que mudarão para melhor a vida das pessoas e também as dos profissionais da sáude.