
Mas são muitas as dúvidas a respeito deste tipo de empreendimento. Não ter experiência em vendas, atendimentos, lidar com funcionários ou relacionamentos com clientes seja qual for o produto, torna as coisas bem mais perigosas, pois afinal de contas, neste ramo de negócios, exercitar todos os dias a paciência, atenção e uma boa dose de bom senso são apenas algumas das preocupações que o novo empreendedor deverá ter que enfrentar pela frente.
Também são inúmeras as perguntas a serem respondidas, para se ter certeza de que será a melhor escolha, pois afinal de contas, 90% destes negócios são realizados com o capital de pessoas que deixaram um emprego certo e garantido, seja lá pelo qual motivo e investirão este montante guardado por anos e anos.
Na prática, o que vejo entre os já recém franqueados é a dificuldade de se adaptarem, de aceitarem as regras do sistema, porque são muitas e diversas as situações que o franqueado sente-se invadido pela administração da franquia. Desde a simples obrigação de pagamento dos royalties, na centralização do fornecimento e compra de produtos, etc. Outras imposições administrativas e operacionais são motivos muitas vezes de desgaste entre as partes, sendo que deveriam ser comemoradas.
O ideal é que o empreendedor ao investir no sistema de Franquia, seja preparado, apresentado a todas estas situações, possibilitando a necessária adaptação para se dedicarem ao mundo comercial, lembrando que não há mágica, ou seja, seu negocio, sendo Franquia ou não, dependerá de sua dedicação em tempo integral. Você esta preparado?
Ser franqueado significa confiar totalmente em um sistema, em um padrão de atendimento e prestação de serviços, na qualidade do produto que será oferecido e na Marca. O trabalho de um profissional que possibilite a devida consultoria determinará após uma série de análise, se o empreendedor tem primeiramente o perfil esperado para investir neste tipo de negócio.
O protegerá da ansiedade que existe neste momento, onde ambas as partes se encontram emocionalmente envolvidas, fazendo com que esta importante fase, seja atropelada, e assim, os riscos aumentam muito, já que o primeiro e difícil desafio, compreende em encontrar exatamente qual será a Franquia, o produto, a marca que você investirá, que acreditará.
Costumo ainda orientar sobre a diferença do empreendedor conseguir "trabalhar o negócio e não no negócio", pois se trata de um preparo para que a vida de empreendedor não comece ameaçada.
A idéia aqui não é desanimar ninguém deste sonho, mesmo porque, são inúmeras as histórias de sucesso, que são apontadas por parcerias onde o franqueado e a franquia se entendem realmente com empreendedorismo e comprometimento. Desta forma, devo alertá-los apenas da importância de um acompanhamento por meio de um terceiro que não esteja envolvido emocionalmente, assim as chances de sucesso serão maiores.
Ao final do Blog, há uma enquete para você dar sua opinião após este texto, agradeço antecipadamente.
Boa sorte e se você tem mais dúvidas a respeito deste importante setor, compreendido pelo negócio de Franquias, e que esta fazendo parte de nosso cenário nos últimos anos, basta me enviar um e-mail