sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Projeto Padrão da Qualidade no Turismo



Respondendo as dúvidas de um empresário no ramo da Hotelaria estes dias, onde se queixava do investimento realizado mas sem um sistema de atendimento formatado em sua empresa, o que o deixava profundamente angustiado, tive que lembrá-lo primeiramente que qualidade na prestação de serviços não é mais diferencial, e sim exigência, pois o cliente quer ser surpreendido sim, mas que isto possa seguir limites e que sejam pontuais sempre, seguindo um roteiro que o satisfaça sempre que procurar os serviços deste estabelecimento, pois as ações devem criar uma fidelidade e satisfação já prevista por ele e não algo que possa correr o risco de frustrá-lo.
Gostaria com isso de falar um pouco de um complexo e importante projeto que fui responsável e idealizador, no ano de 2001, trazendo inclusive um prêmio de repercussão Nacional para a Administração Pública de Peruíbe. Naquele ano, eu estava como Presidente do Conselho Municipal de Turismo da Cidade de Peruíbe, cidade com cerca de 100 pequenos Hotéis e Pousadas, totalizando aproximadamente 2.000 leitos. O desafio de preparar esta rede a construir não só um produto a ser oferecido ao mercado, mas um sistema, um padrão de qualidade que pudesse ter como referência o próprio equipamento existente na cidade e que através de um projeto, as metas pudessem ser mensuráveis e principalmente aplicaveis a realidade dos empresários, proprietários dos estabelecimentos de hospedagem.
O resultado foi a criação de um importante e amplo projeto, denominado Selo da Qualidade - Contur, que ao ser executado trouxe um importante prêmio à cidade e ao Prefeito Gilson Bargieri, como Prefeito Empreendedor - Sebrae, já que o projeto fomentava e preparava a cidade para vender turismo e serviços como um produto de turismo regional.
A credibilidade do projeto foi ainda mais comprovada com a inserção deste ao Plano Diretor da Baixada Santista, elaborado pela Universidade Unimonte, através de um amigo e competente Professor Alexandre Nunes.
Identificamos o padrão do equipamento turistico naquele momento na cidade e criamos parâmetros e referências que deveriamos incentivar.
Metas que através de assessoria, os empresários poderiam investir em seus estabelecimentos, já que desta vez teriam referência sobre a qualidade de seu estabelecimento e o melhor ainda que os investimentos a serem realizados seriam a partir de agora valorizados e identificados ao Turista que chegasse a cidade, através de um guia que identificava a categoria dos Hotéis e Pousadas com os Selos da Qualidade - Ouro - Prata - Bronze.
O projeto foi se ampliando e atendendo Restaurantes, Bares e Quiosques.
Ampliamos para capacitação dos prestadores de serviços aos turistas, levando-os a conhecer os pontos turisticos da própria cidade, já que pesquisa identificava que mais de 80% deles não conheciam nem 10% dos pontos turisticos da cidade. Como vender algo que você não conhece ?
O projeto é extraordinário pelo poder de interação entre o setor público e a sociedade civil, muito amplo, já são alguns anos que temos a continuidade deste e que pode e deve ser aplicado à outras cidades turisticas que ainda não se organizaram para um futuro que já é presente, onde o turista cada vez mais informado e com alternativas, escolhe a dedo seu roteiro.
Um projeto que muito me orgulhou e que foi preciso primeiramente organizar a sociedade e elevar a estima dos empresários, preparando-os para um novo e importante mercado.
Resumidamente, conscientizar os prestadores de serviços aos turistas que qualidade no atendimento deveria ser encarado como habitualidade, como exigência foi fundamental para transformar "comerciantes" que tinham o cliente como inimigo em empresários !
Se desejar saber mais sobre este Projeto Vencedor, é só me escrever. ah! é o único aplicado no Brasil com referência local.