
Respondendo as dúvidas de um empresário no ramo da Hotelaria estes dias, onde se queixava do investimento realizado mas sem um sistema de atendimento formatado em sua empresa, o que o deixava profundamente angustiado, tive que lembrá-lo primeiramente que qualidade na prestação de serviços não é mais diferencial, e sim exigência, pois o cliente quer ser surpreendido sim, mas que isto possa seguir limites e que sejam pontuais sempre, seguindo um roteiro que o satisfaça sempre que procurar os serviços deste estabelecimento, pois as ações devem criar uma fidelidade e satisfação já prevista por ele e não algo que possa correr o risco de frustrá-lo.
Gostaria com isso de falar um pouco de um complexo e importante projeto que fui responsável e idealizador, no ano de 2001, trazendo inclusive um prêmio de repercussão Nacional para a Administração Pública de Peruíbe. Naquele ano, eu estava como Presidente do Conselho Municipal de Turismo da Cidade de Peruíbe, cidade com cerca de 100 pequenos Hotéis e Pousadas, totalizando aproximadamente 2.000 leitos. O desafio de preparar esta rede a construir não só um produto a ser oferecido ao mercado, mas um sistema, um padrão de qualidade que pudesse ter como referência o próprio equipamento existente na cidade e que através de um projeto, as metas pudessem ser mensuráveis e principalmente aplicaveis a realidade dos empresários, proprietários dos estabelecimentos de hospedagem.
O resultado foi a criação de um importante e amplo projeto, denominado Selo da Qualidade - Contur, que ao ser executado trouxe um importante prêmio à cidade e ao Prefeito Gilson Bargieri, como Prefeito Empreendedor - Sebrae, já que o projeto fomentava e preparava a cidade para vender turismo e serviços como um produto de turismo regional.
A credibilidade do projeto foi ainda mais comprovada com a inserção deste ao Plano Diretor da Baixada Santista, elaborado pela Universidade Unimonte, através de um amigo e competente Professor Alexandre Nunes.
Identificamos o padrão do equipamento turistico naquele momento na cidade e criamos parâmetros e referências que deveriamos incentivar.
Metas que através de assessoria, os empresários poderiam investir em seus estabelecimentos, já que desta vez teriam referência sobre a qualidade de seu estabelecimento e o melhor ainda que os investimentos a serem realizados seriam a partir de agora valorizados e identificados ao Turista que chegasse a cidade, através de um guia que identificava a categoria dos Hotéis e Pousadas com os Selos da Qualidade - Ouro - Prata - Bronze.
O projeto foi se ampliando e atendendo Restaurantes, Bares e Quiosques.
Ampliamos para capacitação dos prestadores de serviços aos turistas, levando-os a conhecer os pontos turisticos da própria cidade, já que pesquisa identificava que mais de 80% deles não conheciam nem 10% dos pontos turisticos da cidade. Como vender algo que você não conhece ?
O projeto é extraordinário pelo poder de interação entre o setor público e a sociedade civil, muito amplo, já são alguns anos que temos a continuidade deste e que pode e deve ser aplicado à outras cidades turisticas que ainda não se organizaram para um futuro que já é presente, onde o turista cada vez mais informado e com alternativas, escolhe a dedo seu roteiro.
Um projeto que muito me orgulhou e que foi preciso primeiramente organizar a sociedade e elevar a estima dos empresários, preparando-os para um novo e importante mercado.
O resultado foi a criação de um importante e amplo projeto, denominado Selo da Qualidade - Contur, que ao ser executado trouxe um importante prêmio à cidade e ao Prefeito Gilson Bargieri, como Prefeito Empreendedor - Sebrae, já que o projeto fomentava e preparava a cidade para vender turismo e serviços como um produto de turismo regional.
A credibilidade do projeto foi ainda mais comprovada com a inserção deste ao Plano Diretor da Baixada Santista, elaborado pela Universidade Unimonte, através de um amigo e competente Professor Alexandre Nunes.
Identificamos o padrão do equipamento turistico naquele momento na cidade e criamos parâmetros e referências que deveriamos incentivar.
Metas que através de assessoria, os empresários poderiam investir em seus estabelecimentos, já que desta vez teriam referência sobre a qualidade de seu estabelecimento e o melhor ainda que os investimentos a serem realizados seriam a partir de agora valorizados e identificados ao Turista que chegasse a cidade, através de um guia que identificava a categoria dos Hotéis e Pousadas com os Selos da Qualidade - Ouro - Prata - Bronze.
O projeto foi se ampliando e atendendo Restaurantes, Bares e Quiosques.
Ampliamos para capacitação dos prestadores de serviços aos turistas, levando-os a conhecer os pontos turisticos da própria cidade, já que pesquisa identificava que mais de 80% deles não conheciam nem 10% dos pontos turisticos da cidade. Como vender algo que você não conhece ?
O projeto é extraordinário pelo poder de interação entre o setor público e a sociedade civil, muito amplo, já são alguns anos que temos a continuidade deste e que pode e deve ser aplicado à outras cidades turisticas que ainda não se organizaram para um futuro que já é presente, onde o turista cada vez mais informado e com alternativas, escolhe a dedo seu roteiro.
Um projeto que muito me orgulhou e que foi preciso primeiramente organizar a sociedade e elevar a estima dos empresários, preparando-os para um novo e importante mercado.
Resumidamente, conscientizar os prestadores de serviços aos turistas que qualidade no atendimento deveria ser encarado como habitualidade, como exigência foi fundamental para transformar "comerciantes" que tinham o cliente como inimigo em empresários !
Se desejar saber mais sobre este Projeto Vencedor, é só me escrever. ah! é o único aplicado no Brasil com referência local.
Se desejar saber mais sobre este Projeto Vencedor, é só me escrever. ah! é o único aplicado no Brasil com referência local.
