sábado, 30 de julho de 2011

os melhores Gestores segundo Google

ALÉM DE DOMINAR OS TEMAS TÉCNICOS, GESTORES DO GOOGLE
DEVEM SER PRÓXIMOS E ACESSÍVEIS À EQUIPE


A empresa Google fez uma pesquisa durante um imenso processo de qualificação de funcionários para lideranças e inclusive por meio de palavras chaves detectou o que entende ser a "alma" de um verdadeiro líder. Particularmente não vejo novidades, no entanto serve e muito para considerarmos e revermos sempre de que a construção de um líder sempre terá a visão daqueles que serão comandados e é exatamente isto que percebo que alguns profissionais que passam para cargos de lideranças cometem como grande erro, esquecem que foram colocados ali pelo que realizaram como equipe e não pelo que farão com a equipe.
Análises a parte, abaixo o que o Google detectou como a alma do Líder.
Eis o “octólogo” do bom gestor do Google:
1. Seja um bom tutor_Faça comentários específicos e construtivos, balanceando aspectos negativos e positivos. Mantenha encontros tête-à-tête regulares, apresentando soluções para problemas específicos de cada funcionário.
2. Dê poder à equipe e não pratique a microgestão_Conceda liberdade a seus funcionários e, ao mesmo tempo, mostre-se disponível para aconselhamento.
3. Expresse interesse no sucesso e bem-estar dos integrantes da sua equipe_Reserve parte do tempo para saber um pouco da vida pessoal dos funcionários e faça o possível para que os recém-chegados se sintam bem-vindos.
4. Seja produtivo e focado nos resultados_Mantenha o foco nos objetivos, mostre como cada um pode ajudar e use sua autoridade para dar prioridades e remover obstáculos.
5. Seja um bom comunicador e ouça seu time_Lembre-se de que a comunicação tem dois lados. Encoraje o diálogo e ouça as preocupações do seu time.
6. Ajude seus funcionários no desenvolvimento de suas carreiras.
7. Tenha estratégias e visões claras_Envolva todos na confecção e evolução da visão estratégica.
8. Mantenha suas habilidades técnicas-chave, para poder aconselhar seu time_Arregace as mangas e trabalhe lado a lado com a equipe, quando necessário.
no Twitter:


quarta-feira, 20 de julho de 2011

continue ajudando seu líder..

O acessório acompanha o principal e não o inverso. Pois é, sabemos daqueles casos em que o líder, o chefe não tem a competência necessária para comandar e motivar a equipe, mas nestes casos costumo sugerir que o melhor a fazer é continuar a oferecer apoio e serviços. Confie no seu potencial, apresente resultados e mais ainda dê o suporte necessário para que o líder possa até mesmo ser avaliado pelos superiores, pois desta forma sim, não há como ser o que realmente alguém não é. Assim, ajudando, servindo é que recebemos na hora certa os resultados.
Se o líder for recompensado você também será reconhecido e se por algum motivo ele for sustituído as chances de seu nome ser preferido será grande.É a lei do universo amigos, exale amor, trabalho e confiança, e tudo conspirará para que seus planos deem certo !

sábado, 16 de julho de 2011

Administrar no século XXl

É preciso ampliar um pouco mais, certos conceitos do passado, pois vejo que muitos empresários do século XXI, estão ainda administrando suas empresas como no século XX.
Antes o foco era apenas em cliente = custo e margem de lucro; porém há hoje outros valores que foram agregados aos serviços e produtos  e que devem ser motivos de maior atenção. Investimento em seleção de pessoal, habilidade emocional dos funcionários; ter sua Marca relacionada e integrada a comunidade; e o quanto a empresa se torna um ambiente propicio para gestão com seus funcionários são hoje valores  que estão mais relacionados as exigências deste novo tempo. Até mesmo a preocupação em relação a fornecedores éticos  estão sendo monitorados pelo mercado e clientes. Estes se importam hoje em adquirir produtos e serviços que colaboraram para a melhoria da vida das pessoas que estiveram relacionadas com a produção deste. É claro que nas pequenas e médias empresas estes novos conceitos também devem ser empregados, basta uma revisão nos procedimentos atuais e com uma visão mais ampla reconhecer o ambiente de trabalho e também o que há ao redor. “Dar para Receber” deve ser exercitado não só em nossas vidas, mas também no gerenciamento de uma empresa.Faça algo para comunidade que sua empresa faz parte. E tudo isto proporcionará mais lucros, pois você enxergará novos negócios e oportunidades ao redor, conhecerá a rotina, a vida e as necessidades do bairro e de seus clientes.
Outra questão, um desafio: não é fazer o igual ser melhor, mas ser indispensável  por ser melhor;   toda diferença esta em estratégia,  inevitável para que administradores trabalhem  o negócio e não no negócio.  O conceito de cuidar de sua empresa não esta necessariamente ligada a que o dono precise ficar 24h “atrás do balcão”. Como se explica o sucesso de se ter 10, 20 filiais? Trabalhar o negócio é a resposta, que  é conseqüência deste itens que relacionamos acima e que permitem enxergar no horizonte as oportunidades. Saía de traz do balcão. Conheça sua vizinhança, seus clientes e concorrentes, saiba como sua empresa é vista por todos, talvez você se surpreenda, mas reformulará rumo ao sucesso!


Publicado na Edição 417 do Jornal de Peruíbe.

no Twitter:

terça-feira, 12 de julho de 2011

você sabe dizer não ?



Falar não é realmente dificil, mas as vezes necessário e importante.
Quase uma virtude a ser desenvolvida, já que imprescindivel para que a capacidade de execução de projetos e tarefas possam estar dentro dos padrões que você define como de "alta performance". Lembre-se que são com os resultados que se avalia o potencial de um "Realizador".  Geralmente a capacidade desta ação, motiva que você seja uma pessoa mais equilibrada e certa quanto aos objetivos, mais vale um Não do que um trabalho assumido e não correspondido, concentrar-se e ter em mente as prioridades e projetos, seja de curto, médio e longo prazo. Tente visualizar pelo menos sua vida para o ano em exercicio, e priorize as ações que exigem todos os seus esforços para o sucesso !
marcocantuaria@hotmail.com
no Twitter:

quarta-feira, 6 de julho de 2011

algumas ações mágicas..


Já notaram o quanto um elogio, um incentivo, um reconhecimento em determinado momento pode ter força mágica em sua equipe ou colega ?
É interessante o quanto ainda me surpreendo lidando com pessoas, até mesmo naqueles mais experientes a química faz efeito surpreendente.
Pode mudar muitas coisas, seja no mundo corporativo, seja em tecnologia, mas o homem ainda é movido por emoções e precisa a todo instante de combustível. Alguns precisam de mais, outros de menos, mas todos precisamos, porém como tudo na vida, também é preciso ter razoabilidade, ter harmonia e bom senso nestas "relações químicas", pois o combustível é formado também por outras disposições importantes, que aparecem como consequência de resultados de sucesso !! Faça seu elogio hoje..

no Twitter:.



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Turismo de Saúde e a Lama Negra de Peruíbe


Certo da eficácia de métodos de gerenciamento e liderança, iniciaremos agora um trabalho focado no efetivo gerenciamento do Lamário. Após algumas avaliações chegamos na identificação de um profissional que será o responsável por aplicar o plano de trabalho que apresentarei. O Lamário precisa a partir de agora de uma transformação operacional, pois devemos nos preparar para o fomento do Turismo de Saúde, que será mais um pilar de nossa econômia com a ajuda da nova Lama Negra de Peruíbe. A Fangoterapia estará em alta.
Inúmeros protocolos de interessados na aquisição da Lama já foram requisitados e a profissionalização destes é inevitável, assim, ofereceremos suporte técnico, de marketing e operacional para todos que se manifestarem a favor de trabalhar com a Nova Lama Negra. Uma campanha de Marketing já começa a ser discutida e será em breve iniciada para de forma global manter a cidade mais interessada neste produto e no poder de transformação que ela tem, se bem trabalhada por todos.
O Lamário deve ser fortalecido como um Show Room, este Centro Demonstrativo do uso da Lama Negra, mas que tenha uma missão prioritária, a de preparar os profissionais a oferecerem o melhor serviço com a melhor Lama à clientes realmente exigentes, pois estes são o nível de turistas que serão atraídos para cidade a partir da implantação deste projeto. Nossa missão será a de disponibilizar o produto, mas com acompanhamento, monitoramento e oferecer alto nível de capacitação para que transformações e resultados aconteçam em um curto prazo de tempo. Acompanhe ! Faça parte deste projeto !