sábado, 16 de julho de 2011

Administrar no século XXl

É preciso ampliar um pouco mais, certos conceitos do passado, pois vejo que muitos empresários do século XXI, estão ainda administrando suas empresas como no século XX.
Antes o foco era apenas em cliente = custo e margem de lucro; porém há hoje outros valores que foram agregados aos serviços e produtos  e que devem ser motivos de maior atenção. Investimento em seleção de pessoal, habilidade emocional dos funcionários; ter sua Marca relacionada e integrada a comunidade; e o quanto a empresa se torna um ambiente propicio para gestão com seus funcionários são hoje valores  que estão mais relacionados as exigências deste novo tempo. Até mesmo a preocupação em relação a fornecedores éticos  estão sendo monitorados pelo mercado e clientes. Estes se importam hoje em adquirir produtos e serviços que colaboraram para a melhoria da vida das pessoas que estiveram relacionadas com a produção deste. É claro que nas pequenas e médias empresas estes novos conceitos também devem ser empregados, basta uma revisão nos procedimentos atuais e com uma visão mais ampla reconhecer o ambiente de trabalho e também o que há ao redor. “Dar para Receber” deve ser exercitado não só em nossas vidas, mas também no gerenciamento de uma empresa.Faça algo para comunidade que sua empresa faz parte. E tudo isto proporcionará mais lucros, pois você enxergará novos negócios e oportunidades ao redor, conhecerá a rotina, a vida e as necessidades do bairro e de seus clientes.
Outra questão, um desafio: não é fazer o igual ser melhor, mas ser indispensável  por ser melhor;   toda diferença esta em estratégia,  inevitável para que administradores trabalhem  o negócio e não no negócio.  O conceito de cuidar de sua empresa não esta necessariamente ligada a que o dono precise ficar 24h “atrás do balcão”. Como se explica o sucesso de se ter 10, 20 filiais? Trabalhar o negócio é a resposta, que  é conseqüência deste itens que relacionamos acima e que permitem enxergar no horizonte as oportunidades. Saía de traz do balcão. Conheça sua vizinhança, seus clientes e concorrentes, saiba como sua empresa é vista por todos, talvez você se surpreenda, mas reformulará rumo ao sucesso!


Publicado na Edição 417 do Jornal de Peruíbe.

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