sábado, 26 de setembro de 2009

Prêmio Prefeito Empreendedor - SEBRAE


Um dos projetos mais facinantes que tive como desafio em minha vida profissional foi o de inserir o planejamento de uma gestão administrativa e política, plano de governo de um prefeito, em um importante e amplo projeto de desenvolvimento e empreendedorismo para uma cidade. Demonstrar um plano de governo focado no desenvolvimento contínuo de uma cidade, visando que em um futuro próximo esta estivesse preparada à receber a implementação da Industria do Turismo não foi uma tarefa simples. Era necessário primeiro visualisar a cidade como "produto" tendo em mente a projeção de como a queríamos em alguns anos.
Concomitantemente, identificar e aperfeiçoar cada ação desenvolvida por suas secretarias e departamentos, evitando que houvesse ações isoladas, mas sim vinculadas a continuidades e principalmente interação entre seus projetos. Relacionar cada desenvolvimento a números geradores de empregos diretos e indiretos e também atender a uma série de especificações de gestão, apontando efetivamente um padrão para a implementação da Indústria do turismo nesta cidade.
Todos os trabalhos a serem executados pela administração deveriam apresentar resultados contudentes à melhoria da cidade e ao mesmo tempo que o espírito do servidor público em todos os setores de ação colaborassem com a estratégia de atendimento ao turista e do cidadão, gerando principalmente empregos e aumentando a estima de cada cidadão. Não bastava capacitar o agente de trânsito ao exemplar atendimento ao turista se também a guarda civil, os servidores, a sinalização e tantos outros receptivos não estivessem em equílibrio. Do atendimento em inglês aos simples bilhetes de zona azul com o verso divulgando pontos turisticos são exemplos que foram explorados. Maravilhosa experiência de organizar centenas de metas relacionadas por cada setor da prefeitura, em um grande e importante plano de desenvolvimento e implementação da indústria do turismo efetivamente para cidade , trouxe o Prêmio Nacional do Sebrae, entregue pelo Governador Geraldo Alkimim que considerou este um dos projetos mais importantes realizados dentre as mais de 500 cidades do Estado, e por isso, o Prefeito Gilson Bargieri recebeu o Prêmio Prefeito Empreendedor pela terceira vez, sendo que tive a honra de desenvolver 2 dos 3 projetos premiados. ( Padrão da Qualidade no Turismo e Implementação da Indústria do Turismo ). Agradeço a oportunidade que este grande líder me proporcionou e desejo todo sucesso a nova empreitada diante da Prefeitura de Peruíbe, desta vez, com sua filha Milena Bargieri como Prefeita.
marcocantuaria@hotmail.com

domingo, 20 de setembro de 2009

Pólio ainda é uma ameça.

Aproveitando a campanha de vacinação neste mês, saiba que o último caso de poliomeilite registrado no Brasil aconteceu em 1989 no município de Souza, na Paraíba. Há 20 anos portanto, o Rotary, principal responsável para erradicação da Polio no Planeta, pode comemora o fato de ter ajudado as crianças brasileiras a ficarem livres de uma doença terrível, que mata e incapacita.
Com a guerra contra a pólio vencida no Brasil, muita gente também pensa que o desafio agora é ajudar o mundo a ficar livre desta doença, mas essa história não é tão simples assim.
Os números refletem uma vitória da humanidade contra o avanço da pólio, no entanto, um fato tão importante quanto essa vitória se esconde nas mesmas estatisticas da Organização Mundial de Saúde (OMS). No último semestre 160 vítimas da pólio nos chamados países reinfectados foram registrados, mesmo considerando que em apenas 4 países a pólio é endêmica ( Índia, Nigéria, Afeganistão e Paquistão ), mas há pelo menos outros 15 países africanos onde a doença vem sendo registrada, mesmo que com poucos casos. O que é preocupante é que mesmo em números absolutos a pólio estar recuando, o vírus voltou a se alastrar em áreas que haviam sido controladas, daí a preocupação habitual que o Brasil tem em continuar vacinando é de extrema importância e serve de exemplo para outros países a estratégia anual de vacinação.
Há tempos o Rotary ganhou um "garoto propaganda" de peso para a campanha de combate a pólio, Bill Gates que doou a Fundação Rotary mais de 200 milhões de doláres e participa efetivamente de campanhas de vacinação, principalmente nestes países da Africa.
Conheça mais sobre este assunto e veja os vídeos que reforçam a campanha do Rotary no Brasil com Bernadinho, Boris Casoy e Osmar de Oliveira no site:

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Você é eficaz ?


Quantas pessoas que costumam estar ao nosso redor no ambiente de trabalho se mostram eficazes? E você, é eficaz ? Alguns cuidados, seja com as tarefas ou mais ainda por meio dos procedimentos que habitualmente desenvolvemos é que podem nos dizer se realmente somos eficazes no que fazemos. Em minha opinião o que diferencia e determina o nível que as pessoas se encontram em seus trabalhos são dois pontos: 1) Comprometimento: que é o quanto você se envolve em um projeto, uma missão, uma tarefa. 2) Responsabilidade: que é simplesmente você se dar conta daquilo a que você se obrigou ou que prometeu.
Simples não ? mas realmente para poucos, pois exige disciplina, bom senso e amor pelo que se faz.
Nem sempre as pessoas assimilam experiências passadas para o amadurecimento profissional, pois é questão de exercício diário que recomenda aprimoramentos. Quando seu chefe pede uma tarefa para você executar não inviabilize a demonstração de confiança dele em você, por que afinal de contas, ele delegou e você deve ter o bom senso de analisar seu poder de decisão, pois o que interessa para o seu chefe é que o projeto seja executado. Trabalhe para obter bons resultados, mas entenda que se tiver que procurá-lo, vá com todas as opções e respostas, pois se não "terá que voltar pro fim da fila" !! e as vezes não dá mais tempo de voltar ! Evite contar histórias, principalmente com a intenção de valorizar fases de sacrifício, entenda que se você precisar explicar quem você é, é porque você não é !! Mostre resultados, isso é que importa ! é onde faz a diferença.
E quantas vezes já ouviram o jargão: "olha é urgente" "é para ontem". Pois é, cuidado em usar esta palavra, pois se lê "olha fui incompetente para realizar esta tarefa então faça para mim agora ". O exercício é simples, basta utilizar em seu dia a dia mais a palavra”importante” do que a ”urgente”, pois as tarefas que são importantes hoje, são as mesmas que podem se tornar as urgentes amanhã, caso você deixe que aconteça, então não permita isto e seja eficaz. Comprometimento e responsabilidade andam juntos, lado a lado, e é preciso encontrar o equilíbrio e seguir o caminho para as maiores conquistas pessoais e profissionais quando você conseguir adotar estas duas opções.

sábado, 12 de setembro de 2009

Ainda podemos nos emocionar !


Na cidade de Joinville houve um concurso de redação na rede municipal de ensino. O título recomendado pela professora foi 'Dai pão a quem tem fome'.
O primeiro lugar foi conquistado por uma menina de apenas 14 anos de idade. E ela se inspirou exatamente na letra de nosso Hino Nacional para redigir um texto, que demonstra que os brasileiros verde amarelos precisam perceber o verdadeiro sentido de patriotismo.
*REDAÇÃO DA MENINA*
'Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:- O que houve, meu Brasil brasileiro? - Perguntei-lhe! E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas:- Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo... antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores. Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes? Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil. Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula. Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim. Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado Pensei... "Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes?" Pensei mais... "Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz? "Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido."

sábado, 5 de setembro de 2009

O melhor "mapa" para a visualização de um futuro bem sucedido.


Ao coordenar um projeto, é preciso buscar o seu verdadeiro conceito e o que realmente foi capaz de tornar possível este sonho, pois será o combustivel para que de forma inteligente se busque o resultado esperado. O envolvimento e conhecimento sobre metas e as necessidades que devem ser aprimoradas definirão a paixão que os responsáveis se dedicarão a este trabalho. A coordenação deve ser planejada com a definição do número máximo de reuniões para o desenvolvimento dos trabalhos e deve ser anunciada e acordada desde o ínicio, pois a falta de dirigência resultam no esvaziamento. Sugiro no máximo 5 reuniões para o fechamento do plano de trabalho.
Nós Brasileiros não temos em nossa cultura a habitualidade de planejar, seja profissionalmente ou até mesmo para nossa vida pessoal, e assim, diante destes desafios o que assistimos é um número extremamente alto de projetos que se perderam no foco, pois sem este exercicio não se consegue visualizar o que realmente interessa para os agentes financiadores. Estes, acreditem, não alcançam por muitas vezes atender as metas impostas por suas diretorias para o emparceiramento de projetos que correspondam com a política da empresa, justamente por falta de bons projetos. Imaginem...recebem pressão por não conseguirem "gastar" ou investir a dotação em projetos para o ano estabelecido !!
Dinheiro não é o problema realmente para financiamento de bons projetos ! E também é sempre bom lembrar da importância das empresas instituirem planos de desenvolvimento de negócios, de futuro, possibilitando que todos os seus dirigentes e funcionários, tenham um mesmo foco dia a dia, sabendo exatamente para onde estão dirigindo a empresa e desta forma, se constituiu um "mapa" para a visualização de um futuro bem sucedido ! Mãos a obra !
Boa sorte.
se desejar conhecer mais sobre este assunto escreva para marcocantuaria@hotmail.com

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Você já ouviu falar de APA's MARINHAS ?


Três áreas de proteção ambiental marinhas foram criadas em Outubro de 2008 a partir de decretos assinados pelo governador José Serra. O objetivo é disciplinar o uso de recursos ambientais, ordenar a pesca, o turismo recreativo e as atividades de pesquisa. Cada uma das três unidades de conservação tem seu próprio conselho gestor, composto por 12 representates do governo e 12 da sociedade civil. Desde sua criação em março, as reuniões têm sido mensais para debater temas relacionados a ordenamento pesqueiro, programas de educação ambiental, pesquisa, proteção e fiscalização. Além dos conselhor foram criadas Câmaras Técnicas nas áreas de Pesca, Planejamento & Pesquisa e Educação & Comunicação.
As APAS pertencem ao grupo de Unidade de Uso Sustentável do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC. Além das três APAS Marinhas também foi criado o Mosaico das Ilhas e Áreas Protegidas que reúne as três novas unidades de conservação e outras já existentes.
(Jornal Martim-Pescador)
Marco Cantuária participa do conselho gestor da APA Centro e das Câmaras técnicas.
Se desejar saber mais escreva para marcocantuaria@hotmail.com