
Ao coordenar um projeto, é preciso buscar o seu verdadeiro conceito e o que realmente foi capaz de tornar possível este sonho, pois será o combustivel para que de forma inteligente se busque o resultado esperado. O envolvimento e conhecimento sobre metas e as necessidades que devem ser aprimoradas definirão a paixão que os responsáveis se dedicarão a este trabalho. A coordenação deve ser planejada com a definição do número máximo de reuniões para o desenvolvimento dos trabalhos e deve ser anunciada e acordada desde o ínicio, pois a falta de dirigência resultam no esvaziamento. Sugiro no máximo 5 reuniões para o fechamento do plano de trabalho.
Nós Brasileiros não temos em nossa cultura a habitualidade de planejar, seja profissionalmente ou até mesmo para nossa vida pessoal, e assim, diante destes desafios o que assistimos é um número extremamente alto de projetos que se perderam no foco, pois sem este exercicio não se consegue visualizar o que realmente interessa para os agentes financiadores. Estes, acreditem, não alcançam por muitas vezes atender as metas impostas por suas diretorias para o emparceiramento de projetos que correspondam com a política da empresa, justamente por falta de bons projetos. Imaginem...recebem pressão por não conseguirem "gastar" ou investir a dotação em projetos para o ano estabelecido !!
Dinheiro não é o problema realmente para financiamento de bons projetos ! E também é sempre bom lembrar da importância das empresas instituirem planos de desenvolvimento de negócios, de futuro, possibilitando que todos os seus dirigentes e funcionários, tenham um mesmo foco dia a dia, sabendo exatamente para onde estão dirigindo a empresa e desta forma, se constituiu um "mapa" para a visualização de um futuro bem sucedido ! Mãos a obra !
Boa sorte.
se desejar conhecer mais sobre este assunto escreva para marcocantuaria@hotmail.com