domingo, 20 de setembro de 2009

Pólio ainda é uma ameça.

Aproveitando a campanha de vacinação neste mês, saiba que o último caso de poliomeilite registrado no Brasil aconteceu em 1989 no município de Souza, na Paraíba. Há 20 anos portanto, o Rotary, principal responsável para erradicação da Polio no Planeta, pode comemora o fato de ter ajudado as crianças brasileiras a ficarem livres de uma doença terrível, que mata e incapacita.
Com a guerra contra a pólio vencida no Brasil, muita gente também pensa que o desafio agora é ajudar o mundo a ficar livre desta doença, mas essa história não é tão simples assim.
Os números refletem uma vitória da humanidade contra o avanço da pólio, no entanto, um fato tão importante quanto essa vitória se esconde nas mesmas estatisticas da Organização Mundial de Saúde (OMS). No último semestre 160 vítimas da pólio nos chamados países reinfectados foram registrados, mesmo considerando que em apenas 4 países a pólio é endêmica ( Índia, Nigéria, Afeganistão e Paquistão ), mas há pelo menos outros 15 países africanos onde a doença vem sendo registrada, mesmo que com poucos casos. O que é preocupante é que mesmo em números absolutos a pólio estar recuando, o vírus voltou a se alastrar em áreas que haviam sido controladas, daí a preocupação habitual que o Brasil tem em continuar vacinando é de extrema importância e serve de exemplo para outros países a estratégia anual de vacinação.
Há tempos o Rotary ganhou um "garoto propaganda" de peso para a campanha de combate a pólio, Bill Gates que doou a Fundação Rotary mais de 200 milhões de doláres e participa efetivamente de campanhas de vacinação, principalmente nestes países da Africa.
Conheça mais sobre este assunto e veja os vídeos que reforçam a campanha do Rotary no Brasil com Bernadinho, Boris Casoy e Osmar de Oliveira no site: