sábado, 24 de setembro de 2011

cuidado com as metas impossíveis !



Para acelerar o crescimento, algumas empresas impõem mecanismos interessantes para motivação, como por exemplo metas coletivas e individuais. Na maioria das vezes se bem aplicado se torna algo bastante eficaz, estabelecendo crescimento e resultados acima do esperado. O grande problema é quando mudanças de metas e regras acontecem no decorrer deste período e tornam a pressão entre as equipes e seus subordinados intoleráveis e frustram o alcance as metas que já estariam próximos.A dose certa deve ser estabelecida em uma combinação de crescimento do faturamento bruto com o do próprio setor que a companhia atua. Levar em conta um cenário com previsões positivas, moderado e também com previsão pessimista possibilita encontrar a coluna do meio e garantir metas possíveis.Também incluir indicadores de avaliação para cada profissional, quanto mais informações ele obterem quanto aos números melhor, pois é preciso que o clima de que nínguém ganha sozinho esteja no ar, assim, misturar metas coletivas ligadas a melhora da lucratividade com metas individuais ligadas a capacidade de inovar e liderança do profissional é a melhor maneira de avaliação e de incentivo na busca das metas. Segundo pesquisa realizada pelo Hay Group, 80% dos executivos reconhecem que estabeleceram desafios intensos aos funcionários e destes 46% se dizem incapazes de administrar o desempenho de seus subordinados. Risco desnecessário por falta de objetividade e clareza imposto por empresas que ainda não conseguem enxergar a longo prazo. Exemplo que deve ser exercicitado mesmo nas pequenas empresas, principalmente as que a atividade estão relacionadas com vendas. Conhecer o quadro financeiro para saber onde se deseja chegar com inteligência e cautela e estar certo do rumo ao sucesso.



sábado, 17 de setembro de 2011

sobre uma Saga Brasileira.





Relembrar, manter a memoria viva de um povo é uma grande conquista, uma importante tarefa, só desta forma poderemos nos proteger para que erros tão grandes não voltem.Lembrar de que tínhamos uma moeda que simplesmente fulminava em nossas mãos, que nos tiravam não só o sono mas a dignidade de um mês de trabalho, pois ao receber o salário não haveria mais o que fazer é simplesmente estranho, porque vejo que nossos filhos e outros mais jovens nem tem ideia do que era sobreviver naquela época. Um época em que poderia ser ter no mesmo dia por um produto, 3 ou 4 alterações de preços na tabela. E é exatamente isto que ao ler o livro Saga Brasileira da Miriam Leitão tão renomada Economista e comentarista você é remetido a uma fase de sua vida no qual tememos e que tem voltado na mídia ultimamente: a volta da Inflação, melhor dizendo o medo da volta da inflação sem controle ! Mais ainda de todos os horrores que fomos submetidos ao passar por vários planos que os Governos até mesmo por decreto impunham como se mágica fosse acabar a inflação e tornarem heróis a nossa custa, pois passamos por coisas horríveis. Lembrar de um tempo que fomos saqueados até mesmo pela poupança, por um Presidente que se utilizou de forma fútil para alterar e destruir vidas e sonhos. Mas o melhor é compreendermos que a busca por uma moeda pelo seu povo é a trama que nunca devemos esquecer para que nunca mais se repita, isto é a Saga Brasileira.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Passos do Jesuítas começa em Peruíbe



Serão 380 km de extensão, com saída oficial da cidade de Peruíbe e término em Caraguatatuba ! Este é o Roteiro  turístico para novos peregrinos que terão o privilégio de um percurso a beira mar e que segue os passos que os primeiros Jesuítas que passaram e chegaram no litoral percorriam, como o Pde Leonardo Nunes que deixou registrado sua história e nome principalmente em Peruíbe. No recém inaugurado Mercado de Peixes Municipal há um "marco" que identifica o inicio do percurso e durante este caminho haverá alguns pontos eletrônicos que conectados com o do peregrino terão sua viagem monitorada e registrada para sua lembrança. Um passaporte proporcionará descontos pelas cidades por onde ele passar.
Como tudo que se inicia, que se inova há critícas, porém seja lá como for, é preciso ter cada vez mais equipamentos e motivos para se transitarem pessoas, pois isto é turismo, é desta forma que se realiza esta atividade, cabe a nós cuidarmos não só destes equipamentos mas principalmente sermos acolhedores, hospitaleiros com todos que nos visitarão. Inicia aqui um projeto que poderá ser marcado e aperfeiçoada durante muitos e muitos anos, mudando mesmo um pouco da identidade, pois haverá sempre referências quanto ao nome da cidade que se inicia.


sábado, 10 de setembro de 2011

Fiscalização e Maturidade.



Artigo para a edição 420 do Jornal de Peruíbe.

A equipe que esta ao seu redor é a que você criou, tem a sua imagem, sua essência. Coragem para olhar ao seu redor e fazer esta leitura. O importante é entender o quanto você é responsável por isto e saber que pode começar a mudar, mas é preciso agir, motivar-se. Muitas vezes algumas ações simples, mas importantes podem ser implementadas por você e recuperar a motivação e maturidade de certos funcionários. Neste entendimento, quanto menor a maturidade do funcionário, ou seja, o amor pela empresa e seu comprometimento, deve-se reduzir o nível de fiscalização sobre ele e investir mais no relacionamento e principalmente em  treinamento. Este é um exercício de resposta rápida e que permitirá que você possa conhecer de verdade quem é quem em sua empresa ! Reduzindo a fiscalização por um breve período, ele sentirá que a "empresa" esta confiando nele e aguardando resultados! Já será o suficiente para conhecer o seu potencial. Nunca é demais repetir o quanto a forma de atração e seleção de funcionários é o mais importante investimento na empresa, pois só desta forma você obterá uma retenção  de funcionários em longo prazo, tornando o tempo gasto em treinamento em lucratividade. Atração significa onde e como você procura por profissionais e seleção é a metodologia que se classifica o profissional. Quanto melhor aplicado estas duas ações menor será a rotação de funcionário na empresa e consequentemente maior  as chances de que ela atinja o topo. Esta tem sido uma das maiores preocupações em RH, para se ter uma idéia, níveis aceitáveis em grandes empresas não podem passar de 5% de rotatividade. Quanto mais treinado, melhor o atendimento, a operação dos equipamentos, a fidelização de clientes e o conhecimento do produto que vende e gastos extras como demandas jurídicas. Boa sorte !

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

eu digo não pra Copa do Mundo !

Copa do Mundo da Fifa no Brasil. Olimpíadas. Juro que há tempos tenho procurado motivos para me orgulhar destes acontecimentos que nosso país fora escolhido,mas a conclusão sempre que chego é uma só. Insanidade. Sim, vejo que receber o mundo aqui para eventos como a Copa será um grande perigo, inevitável vergonha. Dia a dia temos exemplos de que não se pode mudar a cultura de nossa gente, a corrupção impregnada e o desrespeito por nossas leis e pelo próximo apenas com a realização destes eventos. O que fazer se no Rio , cidade que será o foco de tudo, bondes capotam e matam porque ao invés do parafuso havia no lugar arame, como haverá segurança e ordem se por cinquenta reais sistemas de seguranças poderão ser quebrados,ou um lugar que turistas sofrem a luz do dia na praia com arrastões ou explosões de bueiros ao atravessarem a rua ! Estádios e outros elefantes brancos serão construídos e terminados após o prazo, com dinheiro inflacionado e que igualmente já acontece com o Engenhão por exemplo que após panamericano não consegue sustentabilidade por falta de viabilidade econômica e nem doado a times foi aceito. Também em São Paulo, onde o transporte não dá conta do dia a dia, como poderá organizar um dia de jogo, como talvez o da abertura. A perda do Brasil com a corrupção equivale a "uma Bolívia" em PIB, ou seja, dinheiro perdido. Penso que temos que ter consciência e  tomar o nosso lugar, trabalhar muito para atendermos prioridades como saúde pública, educação e transporte e não mais deixarmos que os problemas sejam temporariamente esquecidos com os métodos utilizados há séculos, pão e circo para nós !! pois para nós a vida real continua depois !

no Twitter:

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Um bom motivo para visitar São Paulo


Visitar São Paulo é sempre uma imensa satisfação para mim e esposa ! Gostaríamos de usufruir mais de nossa casa nesta cidade, mas nosso trabalho nos impede. O melhor é que podemos desfrutar desta maravilhosa cidade da forma que todos desejam, fora dos horários de loucura dos dias de semana, assim curtir culturalmente, seja por lazer ou passeio, sem horários e dificuldades nos horários mais difíceis !  Quero convidá-los a conhecer a livraria Cultura, recém inaugurada na Galeria Nacional se juntou as outras duas que já existem lá, é de uma imensidão.. majestosa, pois havia ali para se ter uma ideia o Cine Cultura que se transformou em um mundo a ser explorado, a livraria Cultura !só conhecendo pessoalmente para entender o quanto é surpreendente.Um passeio imperdível, um local charmoso, sofisticado e com muita gente bonita que nos faz muito bem respirar São Paulo. Aproveitem a dica !


no Twitter:

domingo, 4 de setembro de 2011

O Autor e o Vinho



Estive na Livraria Cultura na Av. Paulista neste final de semana para prestigiar o lançamento do livro: buscando o Equilibrio do José Renato. A grande surpresa além do bom papo e também de adquirir esta obra que nos fala de reflexões sobre a vida, relações pessoais e profissionais com foco em gestão de pessoas, foi a lembrança de minha esposa, quando relatou nosso primeiro contato com o José Renato. Uma recepção na casa do Consul Argentino em São Paulo, onde em uma degustação maravilhosa de vinhos Argentinos pudemos nos confraternizar e fazer muitos amigos, inclusive o autor. Para nós, esta relação que envolve Vinho só nos afirma ainda mais, o quanto esta bebida tem o poder de aproximar e confraternizar pessoas. Quero aqui, parabeniza-lo pela obra e registrar mais uma história de sucesso, que fazemos com o simples modo de viver plenamente a vida. Be Happy !!



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O alerta do PréSal.

Artigo publicado no Jornal Acontece - Agosto - Edição

Temos escutado muito sobre a chegada da era do pré-sal e a transformação que provavelmente ocorrerá na Baixada Santista. E posso afirmar que já faz meses, ou pelo menos uns 2 anos que este assunto já se tornou pauta necessária em encontros e palestras entre os órgãos e entidades de desenvolvimento na região. Talvez até muito repetitivo, como alguma destas palavras da moda que caí no vocabulário do povo. Isto ocorre porque embora inevitável que importantes transformações acontecerão, ainda não é possível para maioria das pessoas perceber, sentir alguma alteração real em suas vidas, principalmente no faturamento de suas empresas.O alerta já foi dado e esta transformação só poderá ser real para sociedades que se organizarem, se capacitarem para tal, pois trata-se de uma rede onde cada setor que for atingido deverá procurar por profissionais, empresas e estruturas capazes de atender as exigências seja elas profissionais ou de serviços para uma nova vida que se estabelecerá na região. A idéia de que se deve ir atrás deste progresso não é bem a melhor forma, pois o natural é que o efeito seja ao contrário, este progresso procurará pelas regiões e empresas na Baixada que estarão aptas a suprir a demanda que se estabelecerá. É aí que quero chegar para relembrar de alguns números que obtivemos por aqui há anos, precisamente entre 2000 e 2002, época que também já falávamos em futuro e que agora após 10 anos precisamos fazer uma nova análise, uma leitura de onde e como estamos. Naquela ocasião identificamos por meio de uma rápida pesquisa de que 80% dos comerciantes do Trade Turístico não conheciam 90% dos principais pontos turísticos de Peruíbe, ou seja, como se podia vender algo que não se conhece?! e assim um projeto foi elaborado e executado, os comerciantes e funcionários puderam conhecer verdadeiramente a cidade e se transformaram com capacitação em receptores do turismo, mas o trabalho não para, não pode parar, a cidade recebeu ao decorrer destes anos melhor infraestrutura e equipamentos que a tornam cada vez mais receptiva ao turista e agora o desafio é estar a frente, enxergar antes quais serão as necessidades que a transformação desta era do pré sal nos cobrará. Buscar informação, capacitação e participação neste processo de desenvolvimento que na verdade já se iniciou e esta presente, mesmo que não de forma palpável como alguns aguardam até que as oportunidades se passem, mas como empreendedores, estes sim entendem que às vezes, sem mesmo poder ver, é  preciso apenas a acreditar !