Para acelerar o crescimento, algumas empresas impõem mecanismos interessantes para motivação, como por exemplo metas coletivas e individuais. Na maioria das vezes se bem aplicado se torna algo bastante eficaz, estabelecendo crescimento e resultados acima do esperado. O grande problema é quando mudanças de metas e regras acontecem no decorrer deste período e tornam a pressão entre as equipes e seus subordinados intoleráveis e frustram o alcance as metas que já estariam próximos.A dose certa deve ser estabelecida em uma combinação de crescimento do faturamento bruto com o do próprio setor que a companhia atua. Levar em conta um cenário com previsões positivas, moderado e também com previsão pessimista possibilita encontrar a coluna do meio e garantir metas possíveis.Também incluir indicadores de avaliação para cada profissional, quanto mais informações ele obterem quanto aos números melhor, pois é preciso que o clima de que nínguém ganha sozinho esteja no ar, assim, misturar metas coletivas ligadas a melhora da lucratividade com metas individuais ligadas a capacidade de inovar e liderança do profissional é a melhor maneira de avaliação e de incentivo na busca das metas. Segundo pesquisa realizada pelo Hay Group, 80% dos executivos reconhecem que estabeleceram desafios intensos aos funcionários e destes 46% se dizem incapazes de administrar o desempenho de seus subordinados. Risco desnecessário por falta de objetividade e clareza imposto por empresas que ainda não conseguem enxergar a longo prazo. Exemplo que deve ser exercicitado mesmo nas pequenas empresas, principalmente as que a atividade estão relacionadas com vendas. Conhecer o quadro financeiro para saber onde se deseja chegar com inteligência e cautela e estar certo do rumo ao sucesso.