quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
A Solidariedade desenvolve "bons" profissionais.
domingo, 27 de dezembro de 2009
Principio da durabilidade.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Mais "Hospitalidade" nos negocios.

sábado, 5 de dezembro de 2009
Você sabe usar sua agenda de vendedor ?

sábado, 21 de novembro de 2009
Hospitalidade e Serviços

sábado, 14 de novembro de 2009
Profissão para grandes: Vendedor.
- Qual a característica do negócio do seu cliente em potencial ?
- O tamanho desta empresa e a participação dela no mercado. E os concorrentes, a participação deles, a imagem deles.
- Você consegue identificar as preocupações e necessidades atuais desta empresa ?
- Como esta empresa compra e como avalia o fornecedor ?
- Já pensou no nível de exigência de qualidade estabelecido por ela ? seu produto se enquadra ?
- Importante e muito inteligente, qual a relação dele ou problemas com produtos iguais aos nossos fornecidos por outras empresas ?
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Pra você o cliente é que sempre tem razão ?

Se a sua resposta foi sim, então esta na hora de você fazer uma profunda análise em seu negócio. Sim, isto mesmo, pois é preciso entender que se suas vendas chegam neste ponto de conflito, onde coloca em dúvida seus serviços ou produtos, a ponto de que o cliente passe por cima de seu sistema, pode parar ! Anote bem isto: O cliente não tem razão, pois quem conhece seu produto melhor é você ! O que o cliente precisa realmente, é de sua ajuda, e se você for capaz de fazer esta leitura junto com sua equipe de vendas, que deve conhecer profundamente seu serviço ou produto, então o cliente não pode ter razão. Sua equipe de vendas tem que estar sempre motivada e buscando cada vez mais conhecimento de seu negócio, em um mercado dinâmico e repleto de ofertas. Os vendedores pecam quando não conhecem o produto como deveriam, com isso, limitam a amplitude de atuação em um momento de venda, como utilizar margens de descontos que não seriam necessárias e outros mecanismos que são puro vício por falta de preparo. O que mais pode motivar sua equipe de vendas é estabelecer desafios e responsabilidade, um exercício para identificar aqueles que realmente merecem receber investimentos da empresa. Tenho uma teoria: ..com vendas, Nada é por acaso, tudo é de propósito ! Coragem para estabelecer uma planilha que lhe apontará no decorrer do tempo quem são os melhores profissionais, e assim, você terá sempre um time de ponta, pois 80% dos vendedores são considerados comuns, normais e precisam ser motivados e modificados para desafios e responsabilidades o tempo todo, 10% são bons e poderão chegar próximo da excelência se bem treinados, mas os outros 10% estão bem abaixo do esperado, verdadeiras âncoras do seu negócio, cuidado, “vendas” não é para qualquer um, recicle, faça uma revitalização a cada 6 meses em seu time de vendas e construa uma equipe vencedora em alguns anos, pois na frente vem o desafio e atrás a responsabilidade, siga para o sucesso com esta fórmula.
Publicado em 06 de Maio na minha Coluna no Jornal de Peruíbe - Edição 414
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Projeto Albatroz. Um exemplo do Brasil para o mundo.

parceiro para inicia. A maioria dos albatrozes-errantes capturados acidentalmente na pesca com espinhel no Brasil são fêmeas em plena atividade reprodutiva. O macho ao perceber que a fêmea não vai retornar, abandona o ninho e o filhote acaba morrendo, vítima do frio, da inanição ou de predadores. O casal se reveza no ninho e enquanto um adulto permanece cerca de 15 dias no mar em busca de alimento, o outro fica aguardando o retorno do parceiro para iniciar a sua jornada.
Albatrozes alimentam-se de lulas e peixes, que são utilizados como iscas pelos barcos que pescam
com espinhel. O espinhel é uma arte de pesca oceânica composta por uma longa linha com milhares de anzóis iscados. Muitas vezes, quando as aves buscam as iscas são capturadas pelos anzóis e arrastadas para o fundo do mar, morrendo afogadas. A mortalidade dessas aves nas embarcações espinheleiras em todo o mundo, tem sido apontada como a principal causa do declínio das populações dessas espécies. Estima-se que pelo menos 10 mil aves sejam mortas dessa forma no Brasil .
sábado, 3 de outubro de 2009
Venda mais ajudando o seu cliente.
sábado, 26 de setembro de 2009
Prêmio Prefeito Empreendedor - SEBRAE
Concomitantemente, identificar e aperfeiçoar cada ação desenvolvida por suas secretarias e departamentos, evitando que houvesse ações isoladas, mas sim vinculadas a continuidades e principalmente interação entre seus projetos. Relacionar cada desenvolvimento a números geradores de empregos diretos e indiretos e também atender a uma série de especificações de gestão, apontando efetivamente um padrão para a implementação da Indústria do turismo nesta cidade.
Todos os trabalhos a serem executados pela administração deveriam apresentar resultados contudentes à melhoria da cidade e ao mesmo tempo que o espírito do servidor público em todos os setores de ação colaborassem com a estratégia de atendimento ao turista e do cidadão, gerando principalmente empregos e aumentando a estima de cada cidadão. Não bastava capacitar o agente de trânsito ao exemplar atendimento ao turista se também a guarda civil, os servidores, a sinalização e tantos outros receptivos não estivessem em equílibrio. Do atendimento em inglês aos simples bilhetes de zona azul com o verso divulgando pontos turisticos são exemplos que foram explorados. Maravilhosa experiência de organizar centenas de metas relacionadas por cada setor da prefeitura, em um grande e importante plano de desenvolvimento e implementação da indústria do turismo efetivamente para cidade , trouxe o Prêmio Nacional do Sebrae, entregue pelo Governador Geraldo Alkimim que considerou este um dos projetos mais importantes realizados dentre as mais de 500 cidades do Estado, e por isso, o Prefeito Gilson Bargieri recebeu o Prêmio Prefeito Empreendedor pela terceira vez, sendo que tive a honra de desenvolver 2 dos 3 projetos premiados. ( Padrão da Qualidade no Turismo e Implementação da Indústria do Turismo ). Agradeço a oportunidade que este grande líder me proporcionou e desejo todo sucesso a nova empreitada diante da Prefeitura de Peruíbe, desta vez, com sua filha Milena Bargieri como Prefeita.
domingo, 20 de setembro de 2009
Pólio ainda é uma ameça.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Você é eficaz ?

Simples não ? mas realmente para poucos, pois exige disciplina, bom senso e amor pelo que se faz.
Nem sempre as pessoas assimilam experiências passadas para o amadurecimento profissional, pois é questão de exercício diário que recomenda aprimoramentos. Quando seu chefe pede uma tarefa para você executar não inviabilize a demonstração de confiança dele em você, por que afinal de contas, ele delegou e você deve ter o bom senso de analisar seu poder de decisão, pois o que interessa para o seu chefe é que o projeto seja executado. Trabalhe para obter bons resultados, mas entenda que se tiver que procurá-lo, vá com todas as opções e respostas, pois se não "terá que voltar pro fim da fila" !! e as vezes não dá mais tempo de voltar ! Evite contar histórias, principalmente com a intenção de valorizar fases de sacrifício, entenda que se você precisar explicar quem você é, é porque você não é !! Mostre resultados, isso é que importa ! é onde faz a diferença.
E quantas vezes já ouviram o jargão: "olha é urgente" "é para ontem". Pois é, cuidado em usar esta palavra, pois se lê "olha fui incompetente para realizar esta tarefa então faça para mim agora ". O exercício é simples, basta utilizar em seu dia a dia mais a palavra”importante” do que a ”urgente”, pois as tarefas que são importantes hoje, são as mesmas que podem se tornar as urgentes amanhã, caso você deixe que aconteça, então não permita isto e seja eficaz. Comprometimento e responsabilidade andam juntos, lado a lado, e é preciso encontrar o equilíbrio e seguir o caminho para as maiores conquistas pessoais e profissionais quando você conseguir adotar estas duas opções.
sábado, 12 de setembro de 2009
Ainda podemos nos emocionar !

sábado, 5 de setembro de 2009
O melhor "mapa" para a visualização de um futuro bem sucedido.

terça-feira, 1 de setembro de 2009
Você já ouviu falar de APA's MARINHAS ?
Três áreas de proteção ambiental marinhas foram criadas em Outubro de 2008 a partir de decretos assinados pelo governador José Serra. O objetivo é disciplinar o uso de recursos ambientais, ordenar a pesca, o turismo recreativo e as atividades de pesquisa. Cada uma das três unidades de conservação tem seu próprio conselho gestor, composto por 12 representates do governo e 12 da sociedade civil. Desde sua criação em março, as reuniões têm sido mensais para debater temas relacionados a ordenamento pesqueiro, programas de educação ambiental, pesquisa, proteção e fiscalização. Além dos conselhor foram criadas Câmaras Técnicas nas áreas de Pesca, Planejamento & Pesquisa e Educação & Comunicação.
sábado, 29 de agosto de 2009
O Brasil tem pressa !

São palavras do Delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz.
Pasmem, para se ter uma idéia, Dantas tinha mais de 1500 concessões de uso do subsolo brasileiro. Bastava ter uma concessão para já ser considerado um homem de muita sorte, imagina ter 1500. Imaginem que com este poder nas mãos, Dantas estava vendendo por bilhões de doláres o subsolo de nosso País para estrangeiros !! Mais de 3 bilhões de doláres foram bloqueados no exterior no nome de Dantas.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Muitas dúvidas sobre Franquia ?

Mas são muitas as dúvidas a respeito deste tipo de empreendimento. Não ter experiência em vendas, atendimentos, lidar com funcionários ou relacionamentos com clientes seja qual for o produto, torna as coisas bem mais perigosas, pois afinal de contas, neste ramo de negócios, exercitar todos os dias a paciência, atenção e uma boa dose de bom senso são apenas algumas das preocupações que o novo empreendedor deverá ter que enfrentar pela frente.
Também são inúmeras as perguntas a serem respondidas, para se ter certeza de que será a melhor escolha, pois afinal de contas, 90% destes negócios são realizados com o capital de pessoas que deixaram um emprego certo e garantido, seja lá pelo qual motivo e investirão este montante guardado por anos e anos.
Na prática, o que vejo entre os já recém franqueados é a dificuldade de se adaptarem, de aceitarem as regras do sistema, porque são muitas e diversas as situações que o franqueado sente-se invadido pela administração da franquia. Desde a simples obrigação de pagamento dos royalties, na centralização do fornecimento e compra de produtos, etc. Outras imposições administrativas e operacionais são motivos muitas vezes de desgaste entre as partes, sendo que deveriam ser comemoradas.
O ideal é que o empreendedor ao investir no sistema de Franquia, seja preparado, apresentado a todas estas situações, possibilitando a necessária adaptação para se dedicarem ao mundo comercial, lembrando que não há mágica, ou seja, seu negocio, sendo Franquia ou não, dependerá de sua dedicação em tempo integral. Você esta preparado?
Ser franqueado significa confiar totalmente em um sistema, em um padrão de atendimento e prestação de serviços, na qualidade do produto que será oferecido e na Marca. O trabalho de um profissional que possibilite a devida consultoria determinará após uma série de análise, se o empreendedor tem primeiramente o perfil esperado para investir neste tipo de negócio.
O protegerá da ansiedade que existe neste momento, onde ambas as partes se encontram emocionalmente envolvidas, fazendo com que esta importante fase, seja atropelada, e assim, os riscos aumentam muito, já que o primeiro e difícil desafio, compreende em encontrar exatamente qual será a Franquia, o produto, a marca que você investirá, que acreditará.
Costumo ainda orientar sobre a diferença do empreendedor conseguir "trabalhar o negócio e não no negócio", pois se trata de um preparo para que a vida de empreendedor não comece ameaçada.
A idéia aqui não é desanimar ninguém deste sonho, mesmo porque, são inúmeras as histórias de sucesso, que são apontadas por parcerias onde o franqueado e a franquia se entendem realmente com empreendedorismo e comprometimento. Desta forma, devo alertá-los apenas da importância de um acompanhamento por meio de um terceiro que não esteja envolvido emocionalmente, assim as chances de sucesso serão maiores.
Ao final do Blog, há uma enquete para você dar sua opinião após este texto, agradeço antecipadamente.
Boa sorte e se você tem mais dúvidas a respeito deste importante setor, compreendido pelo negócio de Franquias, e que esta fazendo parte de nosso cenário nos últimos anos, basta me enviar um e-mail
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Salvando vidas.

domingo, 16 de agosto de 2009
Um Brasil que trabalha !

Sempre aprendendo na vida, este é mais um momento que tem me proporcionado conhecer sobre a complexidade e a importância da Pesca em nosso país. Também a necessidade da construção de uma política de Estado para o crescimento organizado de qualquer setor industrial ou comercial deve ser encarado como prioritário
Com a presença dos representantes das Indústrias de Pescado e dos Sindicatos de Armadores de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, foi possível entender o que esta ocorrendo neste momento e que foi chamado até de "um bom problema", não fosse a sua complexidade, pois há uma grande quantidade de sardinha pescada, recorde no setor, onde o Ministro e todos comemoram, mas que devido ao baixo consumo no mercado, é preciso encontrar meios com esta parceria para que a indústria e comércio possam congelar e armazenar em estoques, diminuindo quem sabe a necessidade futura de importação do pescado. Melhor explicando, pescam-se milhares de toneladas no Brasil, mas de uma vez só, e não há "gargalo" na indústria e comércio para absorver, o que deveria ser abastecido durante todo o ano.
Situação que se piora com a falta de divulgação institucional e que com a diminuição de pontos de venda de peixes frescos, desestimula o consumo, tornando o preço deste alimento altamente nutritivo, caro para o Brasileiro.
Mas me motiva perceber como este setor esta trabalhando, junto à governabilidade existente para um avanço e para a sobrevivência de uma arte que do segmento industrial tem visto seu espaço de trabalho sendo reduzido e cada vez mais operacionalmente se tornado caro. Foi importante participar e fazer parte de ações que demonstram um país trabalhando, sociedade empresarial e administração pública disponibilizando um ministério que foi construído a partir da força e organização deste setor, como penso que deve ser a construção política de um país, a força da sociedade organizada promovendo a criação de Ministérios e leis que possam compartilhar para um futuro maior do Brasil. Há muito trabalho e é para isso que estamos aqui!
marcocantuaria@hotmail.com
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Você já visitou um Submarino ?

domingo, 9 de agosto de 2009
Projeto Não dê esmola, dê esporte !


Junto a algumas entidades esportivas de São Vicente, desenvolvemos a primeira fase de um projeto. Identificamos os reais problemas focados na vida da criança e adolescente e criamos alguns procedimentos a serem aplicáveis em parceria com o setor público e a sociedade empresarial e civil, no qual se poderá em poucos anos, transformar o cenário encontrado hoje na maioria das cidades brasileiras: a criança na rua, trocando sua infância pelo dinheiro fácil, causando evasão escolar, a violência doméstica e o aprendizado do uso de drogas e furtos.
São inúmeras e importantes as justificativas para a realização de um projeto deste pela sociedade, como a criação de verdadeiros cidadãos, possibilitando melhor expectativa de vida, resgatando os valores da família e aumentando a formação escolar, sem dizer da economia aos cofres públicos com saúde e segurança no futuro.
O projeto consiste na união da Prefeitura Municipal, Associações esportivas e um agente empresarial – financiador.
Um Projeto com viabilidade econômica, financeira, social e de lucro político, ou seja, com a recuperação e a satisfação destes adolescentes perante a visão dos familiares e a sociedade, destacará a importância que a Administração Pública teve nos resultados alcançados pelo Projeto, agregando também valor a marca empresarial que apoiará o Projeto.
Segundo dados do IPEA, o Estado de São Paulo responde sozinho por 58,4 % do total de adolescentes que cumprem penas alternativas por roubo e 23% por homicídios, havendo também preocupante índice de Evasão Escolar quando a idade identificada é dos 14 aos 17 anos, algo em torno de 23%, acima de 900 mil crianças nesta idade fora da escola.
O Projeto Não dê esmola, dê esporte, procura por apoiadores, e tem formato para ser aplicado em qualquer cidade. Por enquanto é melhor fazermos a nossa parte como cidadãos e pensar melhor antes de dar esmolas.
Mais informações: marcocantuaria@hotmail.com
sábado, 8 de agosto de 2009
Conheci Brasília

sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Planejamento do Seminário de Pesca de Santos

Identificar todos os personagens que fazem parte desta importante, porém ainda oculta cadeia, onde direta ou indiretamente tem ligação com o Setor da Pesca em Santos é um dos interesses do planejamento deste Seminário. Que possamos estender à todos, desde o ensino público, passando pelos setores do turismo, transporte, serviços, logistica, enfim, apontar números que demonstrem a grandeza e principalmente a importância deste setor na vida das pessoas que vivem em Santos.
Com a organização sendo feita pelo Sind. dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo, por meio de minha coordenação nas reuniões de planejamento, envolve a Prefeitura e as Secretarias de Planejamento e assuntos portuários, a Câmara Municipal, o Terminal de Pesca, Sindicatos da Industria, dos pescadores e o Instituto de Pesca .
Mais novidade em breve.
Este evento deverá ser realizado no ínicio de Novembro de 2009, provavelmente em dois dias com a presença das maiores autoridades do país neste setor.
Aguardem.
Projeto de combate a Mortalidade Infantil

Projeto Padrão da Qualidade no Turismo

O resultado foi a criação de um importante e amplo projeto, denominado Selo da Qualidade - Contur, que ao ser executado trouxe um importante prêmio à cidade e ao Prefeito Gilson Bargieri, como Prefeito Empreendedor - Sebrae, já que o projeto fomentava e preparava a cidade para vender turismo e serviços como um produto de turismo regional.
A credibilidade do projeto foi ainda mais comprovada com a inserção deste ao Plano Diretor da Baixada Santista, elaborado pela Universidade Unimonte, através de um amigo e competente Professor Alexandre Nunes.
Identificamos o padrão do equipamento turistico naquele momento na cidade e criamos parâmetros e referências que deveriamos incentivar.
Metas que através de assessoria, os empresários poderiam investir em seus estabelecimentos, já que desta vez teriam referência sobre a qualidade de seu estabelecimento e o melhor ainda que os investimentos a serem realizados seriam a partir de agora valorizados e identificados ao Turista que chegasse a cidade, através de um guia que identificava a categoria dos Hotéis e Pousadas com os Selos da Qualidade - Ouro - Prata - Bronze.
O projeto foi se ampliando e atendendo Restaurantes, Bares e Quiosques.
Ampliamos para capacitação dos prestadores de serviços aos turistas, levando-os a conhecer os pontos turisticos da própria cidade, já que pesquisa identificava que mais de 80% deles não conheciam nem 10% dos pontos turisticos da cidade. Como vender algo que você não conhece ?
O projeto é extraordinário pelo poder de interação entre o setor público e a sociedade civil, muito amplo, já são alguns anos que temos a continuidade deste e que pode e deve ser aplicado à outras cidades turisticas que ainda não se organizaram para um futuro que já é presente, onde o turista cada vez mais informado e com alternativas, escolhe a dedo seu roteiro.
Um projeto que muito me orgulhou e que foi preciso primeiramente organizar a sociedade e elevar a estima dos empresários, preparando-os para um novo e importante mercado.
Se desejar saber mais sobre este Projeto Vencedor, é só me escrever. ah! é o único aplicado no Brasil com referência local.
